Depois de 24 dias a procurar pelo seu cão e a fazer apelos nas redes sociais, Francisco Macau partilhou um texto emocionado no qual revela o que aconteceu ao seu amigo de quatro patas:
“Pela segunda vez num ano digo Adeus.
A palavra “Adeus” assusta-me pela sua longevidade no tempo. Adeus é para sempre. Adeus é eterno. Adeus não são 2 dias, nem 3, nem 4…!
Acreditei até ao fim que não fosse um “Adeus Noah” mas sim um “Até já”… Estava enganado.
Há alguns meses atrás perdi o meu melhor amigo – sim aquele Ser de 4 patas não podia ser irracional, era muito mais que isso.
De facto não falava comigo é certo mas entendia-me de uma forma única. Conseguia ler os meus olhos. Entender os meus gestos. Avaliar os meus comportamentos. Deitava-se comigo no chão e aquecia-me. Esperava por mim sentado à porta de casa. Olhava para mim com admiração – pura, verdadeira e ingénua.
Depois da sua morte decidi dar-me a mim uma outra oportunidade de Amar e, fui buscar o Noah II.
O Noah II trouxe-me alegria e esperança. O Noah II tirou-me de casa. O Noah II não deixou que eu caísse numa depressão.
O meu Noah II era lindo. A forma como caminhava, como se abanava todo, como me dava a pata quando eu lhe pedia um “Hi 5″…!
Hoje encontrei-o já sem vida. De olhos fechados, deitado… a dormir…!
Suspeitamos de envenenamento mas… porquê?…
Como é possível matar…? Como é possível tirar uma vida…? Como é possível odiar um Ser indefeso…? Como é possível simplesmente odiar…? Pergunto-me.
Hoje é um dia Triste para mim. Muito triste. Hoje uma segunda parte de mim foi embora. E eu deixei de Acreditar.
O Noah deixou de ser meu por 24 dias. O Noah passou a ser de Portugal inteiro. Entrou nas vossas casas e nos vossos corações.
Obrigado a todos os que me ajudaram a procurá-lo. A todos os que deram tudo de si. A todos os que caminharam lado a lado comigo. Foram dias, noites, quilómetros percorridos…
Eu amava o meu amigo. Vou continuar a amá-lo.
Hoje tenho 2 Noahs no céu a olhar por mim.
Obrigado a todos do fundo do meu coração. Sem vocês eu não teria tido forças para chegar até aqui… Deus esteja convosco. Deus vos abençoe. E vos proteja.
Obrigado Portugal.”