José Luís Gonçalves, o ex-toureiro que sofreu um acidente no ensaio geral da primeira edição de “Dança com as Estrelas”, no dia 28 de julho de 2013, permanece internado na Unidade de Cuidados Maria José Nogueira Pinto, em Cascais. Nos últimos meses, a evolução do seu estado de saúde tem sido surpreendente, como nos confidenciou a mulher, Isabel Gomes, que o acompanha desde o dia da tragédia. “Temos muitos motivos para estar felizes. Todos os dias o Zé tem apresentado melhorias e a evolução do estado dele é cada vez maior.” Isabel não tem dúvidas que o seu grande amor é uma lição de vida para toda a gente. “Ele é o meu milagre! Depois do acidente, os médicos não acreditavam que o Zé sobrevivesse, muito menos que recuperasse, como está a acontecer.” Recorde-se que José Luís caiu de uma altura superior a três metros, nos estúdios da Venda do Pinheiro, durante o ensaio geral do programa conduzido por Cristina Ferreira. O ex-toureiro sofreu um traumatismo cranioencefálico grave que o deixou em coma e incapacitado. Nos últimos cinco anos, foi submetido a sete operações. Passou por momentos muito complicados, mas com a ajuda da companheira, do corpo clínico que o acompanha e das terapias que faz diariamente tem conquistado melhorias a todos os níveis.
“Não se lembra do acidente”
As memórias de José Luís voltaram gradualmente e atualmente já fala sobre acontecimentos anteriores ao acidente, mas não tem nenhuma recordação da tragédia. “Cada vez fala mais das coisas, está fantástico a esse nível, mas não se lembra do acidente. Ele sabe que lhe aconteceu algo, que está diferente, que o corpo não responde da mesma maneira, mas não faz ideia porque está nesta condição”, revela Isabel. “Os progressos refletem-se em tudo. Quanto mais o cérebro melhora mais a parte física acompanha. A nível motor, o Zé está ótimo: já se consegue sentar, mexe os braços e tem força nas pernas, só precisa de ajuda para algumas coisas.” A companheira já tem a meta para 2019 e o objetivo é que Zé regresse a casa pelo próprio pé. “Nunca desisti e ele, inconscientemente, também não. O Zé vai sair daqui a andar, pois 2019 vai ser o ano da mudança. Nós somos a prova de que nunca se deve desistir!”, afirma Isabel, emocionada.
“Estive no céu”
Pela primeira vez desde o acidente, a TvMais partilha declarações que José Luís Gonçalves nos fez em exclusivo. O ex–toureiro fala sobre a experiência que viveu e das recordações que tem desde o fatídico dia. “Eu morri e voltei a nascer de novo. Estive sentado ao lado de Deus no céu. Deus é muito meu amigo.” A companheira explica-nos o sentido destas palavras: “O Zé sempre foi uma pessoa de muita fé. Já era, também devido à profissão dele, mas depois do acidente a fé foi ainda mais forte e também teve um papel muito importante na recuperação dele”.