Protagonista da nova novela da SIC, “Terra Brava”, Mariana Monteiro marca o seu regresso à ficção nacional com uma personagem que inspira força e determinação. E a composição desta sua Beatriz reflete uma causa que a atriz defende já há alguns anos: a igualdade de género.
Durante o tempo de pausa na carreira de atriz, Mariana Monteiro participou de projetos sociais e escreveu um livro infantil entitulado “Mariana num Mundo Igual”. Mas agora, novamente sob os holofotes, a atriz continua a abraçar a causa, dessa vez num projeto diferente.
A atriz Teresa Tavares junta-se à Mariana Monteiro na iniciativa pioneira. Grávida de uma menina, a atriz que interpretou a advogada Aline em “Amar Depois de Amar”, da TVI, tem a igualdade de género entre os temas que defende. Há alguns meses, as duas juntaram-se a Ana Sofia Martins e Isabel Abreu para o projeto de leitura “Mulheres que tratam a Liberdade por Tu”, que agora inspira o novo podcast da revista “Prima”.
No podcast “Grandes Primas”, as duas atrizes dão a conhecer parte do trabalho de mulheres escritoras de diferentes gerações. A primeira temporada, com 14 episódios, traz um conjunto de textos e biografias feito por Ana Cepeda Alves, com excertos dos livros Apenas Miúdos, de Patti Smith, Alegria Para o Fim do Mundo, da portuguesa Andreia C. Faria, Problemas de Género, de Judith Butler, e O Astrágalo, de Albertine Sarrazin.
“Queremos convidar os leitores a acolherem esta ideia de ouvirem um excerto de uma obra, quem sabe de alguém que não conhecem, de mulheres transversais a todas as épocas, e com isso, talvez, partirem à descoberta de mais informações sobre elas”, explica Mariana. Já Teresa destaca: “Ainda pensámos em ter homens, mas a verdade é que ao longo da História as mulheres foram muito esquecidas. Tenho muito orgulho em fazer um podcast especificamente sobre as mulheres”
Pode ouvir o primeiro episódio do podcast Grandes Primas aqui.