A TVI lançou nesta terça-feira, 17 de março, um novo vídeo promocional de “Quer o Destino”, a nova novela da estação que estreia no dia 23 de março. E o público mais atento à ficção nacional já deve ter percebido que uma das frases ditas pelo locutor no novo vídeo é igual ao slogan de “Terra Brava”, a novela da SIC que estreou no final de 2019.
“Está a chegar a nova novela da TVI”, começa por dizer a voz, que no final do vídeo anuncia: “O regresso às origens”… tal e qual a SIC anunciava a trama protagonizada por Mariana Monteiro e João Catarré. E, afinal, as semelhanças não ficam por aqui.
A vingança e o regresso às origens
Longe de quererem novelas com terroristas e temas fraturantes, os portugueses preferem ver o país rural retratado. E eis que a SIC e TVI vão ter produtos semelhantes ao mesmo tempo. Qualquer semelhança entre “Quer o Destino”, novela que vai substituir “Prisioneira”, na TVI, e “Terra Brava”, que vemos na SIC, não é pura coincidência, apesar da primeira ser uma adaptação. Na verdade, facilmente podemos perceber que há muitos pontos em comum, a começar pelos protagonistas. Ambos regressam para se vingarem dos ricos que lhes fizeram mal no passado, mas há mais, muito… “Quisemos voltar às raízes, mostrar mais de Portugal. É a nossa primeira novela de cariz rural e estamos muito satisfeitos”, afirmou Daniel Oliveira, diretor de Programas da SIC. O seu homólogo na concorrência, Nuno Santos, já apanhou a novela a ser gravada, mas também sublinhou o interesse em voltar ao género com o qual a estação se tornou líder no passado. “Há aqui um reencontro da TVI com o seu território natural e isso é bom.”
Histórias de vingança:
Vitória, heroína de “Quer o Destino”,interpretada por Sara Barradas, chamava-se Margarida foi violada quando tinha 14 anos por um ou mais dos quatro filhos dos senhores ricos de Salvaterra de Magos. Como se não bastasse, o pai é morto. Deixa a terra, volta em adulta como Vitória para se vingar.
Diogo. Chamava-se Rodrigo quando era criança. Mudou de nome para Diogo (João Catarré) depois de ter perdido toda a família e riqueza por causa de Eduarda, amante do pai que orquestra tudo para ficar rica. Volta décadas depois decidido a acabar com a vilã, mas eis que se apaixona pela filha dela.
Paisagens rurais
Do lado da TVI temos a Herdade da Lagoa e a lezíria ribatejana com campo a perder de vista; do lado da SIC
a Herdade da Torre, na verdade a Herdade de Rio Frio, das maiores de Portugal, assim como o Alqueva
como pano de fundo. A isto juntam-se dois palácios e muitos cavalos.
Maridos terríveis
Em “Quer o Destino”, Marcos (Pedro Teixeira), é um marido horrível. Trai a mulher com a cunhada, mas ao mesmo tempo é obcecado por ela. Já em “Terra Brava”, Tiago, (Renato Godinho) revela obsessão semelhante. Ele faz tudo para ficar com a ex-mulher, no entanto não deixou de andar com outras mulheres quando estavam casados.
Cantoras Pimbas
Não bastava termos Elsa Santinho (Sara Matos) para animar os telespectadores da SIC com as suas músicas levemente desafinadas, agora vai chegar Maria Portugal (Mafalda Marafusta), grande amiga de Vitória e que vai dar concertos a quem aguentar o seu mau timbre de voz. Quem será mais popular?
Famílias ricas
A dicotomia pobres e ricos é um clássico da ficção! Na produção da TVI, vamos ver os Santa Cruz, compostos pela mãe, Catarina (Maria José Paschoal) e quatro filhos: Lucas (Filipe Vargas), Marcos (Pedro Teixeira), Mateus (Pedro Sousa) e João (Isaac Alfaiate). Na SIC, temos os Ferreira, liderados por Eduarda (Maria João Luís) e Francisco (Virgílio Castelo), que perfilhou os dois filhos da mulher: Beatriz (Mariana Monteiro) e Afonso (João Jesus). As duas famílias têm grandes segredos escondidos.
Polémica e ousadia
A polémica e ousadia também estão garantidas nos dois canais. Habituados a ver as meninas do Carrossel,
na SIC os telespectadores poderão, agora, assistir às aventuras e desventuras de Patrícia (Leonor Seixas), dona do café e amante de um homem casado e bem mais velho do que ela.
Núcleos cómicos
Voltaram em força os núcleos que põem todos bem-dispostos. Em “Terra Brava”, Prazeres (Noémia Costa), Raul (António Fonseca), o falso padre (João Baptista) e Tina (Luciana Abreu) garantem a comicidade, já na novela rival será o casal Reis, Joana (Marina Mota) e Alfredo (Luís Esparteiro).