
Em entrevista a Júlia Pinheiro na tarde desta quarta-feira, 29 de abril, Rosa Villa revelou pormenores do caso polémico com a GNR que resultou numa condenação por violência doméstica.
Em 2014 a atriz foi detida pela GNR da Charneca de Caparica. O tenente-coronel explicou à revista “TvMais” na época o motivo da detenção: “Fomos chamados ao local pelo namorado da senhora para resolver uma situação. Nunca ali iríamos se não fôssemos chamados. O que encontrámos foi uma senhora muito alterada que reagiu mal à nossa presença e foi levada até à esquadra com o objetivo de tomar nota da situação”.
No programa “Júlia”, Rosa Villa explica que estava a tomar um comprimido antagonista, parte do tratamento contra as drogas e o álcool. “Todos os dias de manhã levantamos, como escovamos os dentes temos aquele quarto de comprimido que tomamos”, contou a atriz, que disse que o remédio não podia ser consumido com álcool.
Rosa Villa então revelou que “estava numa fase um bocado complicada”, e “comprou uma garrafa de álcool” no caminho para a casa do namorado. No local, Rosa diz que os dois começaram a discutir. “E eu começo a me sentir mal”, revela a atriz, que conta: “Ele percebeu que eu estava alcoolizada e telefona para o 112”.
Foi neste momento que a atriz diz que houve um mal entendido. Rosa Villa disse que o namorado falava mal o português e que ao ligar para o número de emergência, “a pessoa que ouviu do outro lado percebeu outra coisa”.
Rosa Villa diz que a GNR entrou na casa e “começaram com uma agressividade que é uma coisa que eu não percebo nas forças de segurança” . É quando a atriz dá detalhes da agressão: “Agarraram-me, empurraram-me contra a parede, eu comecei logo a sangrar do nariz e depois algemaram-me”. Rosa diz que não se lembrava de muito do que aconteceu naquele dia, mas que foi levada à esquadra e colocada numa cela.
“Algemada dentro da cela levo um soco na cara de um GNR que eu senti que ia me saltar os olhos fora. Caio e sinto, não percebi se foi a bota ou um joelho, em cima da minha cara”, descreve Rosa Villa, que diz que neste momento afirmou ser uma atriz de novela e que as marcas da agressão prejudicariam as gravações que tinha marcadas para os próximos dias. Foi quando Rosa Villa disse que foi levada para o hospital.
“Entretanto levaram-me a tribunal. Eu fui acusada de violência doméstica perante o Nico e contra as autoridades”, conta Rosa Villa, que acabou por ser condenada. Neste momento, Rosa Villa fala de uma entrevista que deu a Cláudio Ramos, na qual fala a sua versão dos factos. Pode ler a entrevista aqui.