Na tarde desta quarta-feira, 5 de maio, Manuel Luís Goucha recebeu no seu programa da tarde na TVI mulheres que foram vítimas de assédio no local de trabalho. As denúncias tornaram-se mais frequentes desde que Sofia Arruda relatou o seu caso pessoal durante uma entrevista a Daniel Oliveira. E agora é a atriz Inês Simões quem revela também ter sido vítima de assédio.
A atriz conta que participou de um casting para um filme há sete anos, e foi escolhida para o papel. “Passadas umas horas recebo um telefonema de uma pessoa muito influente em Portugal, no mundo artístico”, conta Inês, que disse que a pessoa parabenizou-a pela conquista e na sequência fez um convite impróprio. “E ele diz-me: ‘Manda-me só a tua localização que eu vou te buscar e nós vamos para o Algarve'”.
Inês Simões disse que pensou, no início, que seria um fim de semana junto do elenco todo, para passar texto e conhecerem-se. Foi quando percebeu que, afinal, o convite era para um fim de semana a dois. “Devo estar obviamente confusa. Porque cria um sentimento de dúvida. E eu disse: ‘Peço imensa desculpa, mas deves ter percebido alguma coisa errada. Eu não vou para o Algarve contigo quando não é um assunto profissional.’ E ele disse: ‘Tens a certeza, é a tua última palavra?’ E eu disse: ‘tenho'”.
A atriz reconheceu a chantagem: “Achei asqueroso aquele convite”. Inês conta que na segunda-feira de manhã recebeu um telefonema de uma pessoa da produtora a dizer que o papel tinha sido dado a outra atriz. “Depois disso eu nunca mais fui chamada para um papel como era anteriormente.”
Inês Simões disse que partilhou a história com outras mulheres que também trabalham no meio artístico, e que disseram que a pessoa que a assediou já tinha assediado outras artistas. “É normal isso acontecer, ele faz isso a todas”, revelou a atriz.