É o artista que mais sucesso faz em Portugal e além-fronteiras. É a estrela maior da música nacional com uma carreira recheada de êxitos, de canções que serão eternas, de milhões de fãs. É a imagem do homem que lutou por um futuro melhor e conseguiu vingar, tendo hoje um património gigantesco. Tony Carreira, de 58 anos, poderia ter mil motivos para sorrir e ser o mais feliz do mundo, não fossem as várias tragédias que assolaram a sua vida desde tenra idade. O último golpe do destino foi a morte trágica da filha Sara e com tamanha dor não há comparação, mas a verdade é que houve muitos momentos de sofrimento no percurso do “cantor dos sonhos”.

A ida dos pais para França

Nascido no seio de uma família humilde em Armadouro, Pampilhosa da Serra, viu-se privado da companhia dos pais muito cedo. O progenitor, Álvaro, emigrou para França tinha ele dias de vida, para trabalhar na construção civil. Quando tinha 6 anos, a mãe, Maria, e o irmão mais velho, José, também emigraram e Tony ficou ao cuidado da avó e do tio. Só aos 11 anos se juntou aos pais.

A perda do avô

Com a ida do pai para Dourdan, França, Tony acabou por ser criado só pela mãe e por uma pessoa que sempre considerou ser uma das mais importantes da sua vida: o avô materno. Foi ele que assumiu o papel da figura paterna, sendo por isso muito mais do que um avô, era quase um pai. Portanto, quando o cantor o perdeu ficou de rastos. “O meu querido avô António morreu quando eu tinha 5 anos. Jamais o esqueci e não deixa de ser estranho como me ficou tão presente, como sinto saudades dele”, partilhou no seu livro “O Homem que Sou”. Dele recorda que foi quem lhe ofereceu a sua primeira prenda de Natal: um pacote de bolachas Maria. Para o homenagear e assinalar a importância que teve na sua vida compôs a canção “Como Antes do Adeus”.

A vida dura de emigrante

Feliz por ter a família finalmente reunida, o cantor não se adaptou de imediato à vida escolar em França. Na sua autobiografia, explica o que sofreu nos primeiros tempos. “Gozaram-me tanto pelo meu aspeto como por eu não entender nada do que me diziam. E eu? Por mais lágrimas que derramasse, senti que tinha dentro de mim a estrutura necessária para aguentar o embate.” Aos 16 anos, interrompeu os estudos para ir para a fábrica de enchidos onde já trabalhavam a mãe e o irmão e os dias eram intensos e desgastantes. Desde o início da adolescência que tinha despertado para a música e o seu grande sonho era vingar nessa área. Até ao início dos anos 90 conciliou o duro trabalho na fábrica com a sua vida artística. A sua primeira banda, Irmãos 5, atuava em bailaricos.

A dificuldade em vingar na música

Em 1988, ainda com o seu nome de batismo, António Antunes, estreava-se na televisão portuguesa com “Uma Noite a Teu Lado”, no Prémio Nacional da Música, de onde ia sair o nome que representaria Portugal no Festival da Eurovisão. Perdeu para a cantora Dora e não impressionou. No ano seguinte, voltou a não ser bem-sucedido ao tentar a sorte num concurso organizado por Júlio Isidro na RTP. No fim da atuação, uma das juradas disse-lhe simplesmente, para todos ouvirem: “Zero pontos, pode ir embora, não tem qualquer futuro!”

Morte na estrada

Em 2001, enquanto estava em digressão, o camião onde seguiam alguns elementos da sua equipa despistou-se numa curva perto de Oliveira do Hospital. O cantor ficou em estado de choque. “O Bruno e o Rui morreram. Um deles com apenas 18 anos. Não queria acreditar. Parecia-me impossível não os voltar a ver. Não ia com eles no camião, não tinha culpa do acidente, e ainda assim sentia-me responsável pela tragédia”, assumiu na sua obra autobiográfica. Os acidentes de viação têm, na verdade, ensombrado a vida do artista. Além de ter perdido a filha num deles, também ele quase morreu por três vezes: uma vez quando se distraiu a ler uma mensagem no telemóvel, outra, quando passou um sinal vermelho e ainda quando chocou violentamente com uma ambulância. “Estou longe de ser um exemplo de seriedade ao volante, principalmente no uso do telefone. Junte-se a isso o facto de ser um bocado distraído e temos uma  mistura explosiva”, assumiu.

Acusações de plágio

No ano em que comemorou duas décadas de canções, em 2008, o músico teve de enfrentar acusações públicas de plágio. Um assunto que ficou na ordem do dia com o aparecimento de um blogue anónimo focado em comparar as canções de Tony com as de outros artistas. Quase dez anos depois, em 2017, muitos desses temas apresentados no blogue tornaram-se alvo de investigação por parte do Ministério Público, que formulou uma acusação de plágio em relação às canções “Depois de Ti Mais Nada”, “Sonhos de Menino”, “Se Acordo e Tu Não Estás”, “Adeus Até Um Dia”, “Esta Falta de Ti”, “Já que Te Vais”, “Leva-me ao Céu”, “Nas Horas da Dor”, “O Anjo que Era Eu”, “Por ti” e “Porque é que Vens”. O “cantor dos sonhos” acabou por não ser julgado, pois aceitou o acordo proposto por uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e entregou 10 mil euros à Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra para apoio aos danos causados pelos incêndios e mais 10 mil à Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande.

A dor da separação

Tinha aquele que parecia ser um casamento de sonho e uma vida familiar estável e feliz ao lado da então mulher, Fernanda Antunes, e dos três filhos, Mickael, David e Sara. Por isso, foi com uma enorme surpresa que o público lidou com o anúncio da separação, feito em 2013. O divórcio só veio a acontecer alguns anos mais tarde, em 2019. No entanto, a vida pessoal do cantor estava longe de ser a ideal. Aliás, ele mesmo confessou que o ex-casal esteve para se divorciar em 1999 devido a várias incompatibilidades. Assim que assumiu que estava separado de Fernanda, Tony teve de lidar também com o desgosto de muitas fãs que até hoje lutam para que se voltem a unir. Infelizmente, com a tragédia da morte da filha, a empresária e o artista reaproximaram-se e estão hoje mais unidos do que nunca, apesar de o cantor ter refeito a sua vida amorosa ao lado de outra mulher. 

O medo de envelhecer

Muito mais do que morrer, o grande receio de Tony Carreira é começar a sentir o peso da idade. Já o disse várias vezes e voltou a abordar esse tema na entrevista que deu recentemente a Manuel Luís Goucha. “Gostava que o meu caminho não fosse longo. Nunca tive nenhuma vontade de ser um idoso, se chegar aos 100 anos será um grande castigo”, disse. Na sua autobiografia, confessou que, há alguns anos, “sentia que morrer cedo era o seu destino”. Assumidamente vaidoso e preocupado com a imagem, o cantor continua a não saber lidar com o avançar da idade e chegou a afirmar que não queria que a neta, Beatriz, hoje com 4 anos, o tratasse por avô. Porém, apesar das suas considerações, Tony Carreira continua a ser admirado por milhares de mulheres e a ser um dos homens mais cobiçados do País.

Os efeitos da pandemia

Depois de um interregno de pouco mais de um ano, Tony Carreira estava preparado para regressar aos palcos em março de 2020. De baterias carregadas e com novas ideias e projetos, estava pronto para voltar a encantar as suas fãs. No entanto, por causa da pandemia viu esse regresso adiado até hoje e o grande reencontro entre o cantor e o público só vai acontecer a 23 de julho, num concerto intimista no Casino Estoril. Tal como todos os artistas, Tony Carreira ressentiu-se com as consequências do isolamento social por causa da Covid-19 que obrigou ao cancelamento dos concertos. Com uma grande equipa para sustentar, o cantor e os seus músicos têm estado preocupados com o futuro da área dos espetáculos.

A morte da filha

A vida não foi fácil, encontrou várias pedras no caminho, mas com elas conseguiu construir o seu império e tornou-se num dos homens mais poderosos a nível nacional. Porém, certamente que trocaria tudo o que conquistou por mais um dia ao lado da sua princesa, que morreu num acidente de viação a 5 de dezembro de 2020. A morte de Sara é o pior pesadelo da sua vida, uma dor imensa que o acompanhará até ao fim dos seus dias. “Quando a minha filha partiu, morri por dentro”, disse a Manuel Luís Goucha. Quase sete meses volvidos, a investigação sobre o acidente não está concluída e Tony sofre por não ter esse capítulo ainda encerrado. Para amenizar a sua dor e homenagear aquela que era a mulher da sua vida e que se despediu da vida com apenas 21 anos, o intérprete de “Sonhos de Menino” e a sua família criaram a Associação Sara Carreira, que visa cumprir os sonhos de crianças e jovens carenciados.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Tesla entregou menos carros no segundo trimestre do ano

Tesla entregou menos carros no segundo trimestre do ano

O futuro da energia é agora

O futuro da energia é agora

Luísa Sobral dá longos passeios no final da gravidez

Luísa Sobral dá longos passeios no final da gravidez

Reino Unido junta-se a França para investir na rival europeia da Starlink

Reino Unido junta-se a França para investir na rival europeia da Starlink

O grande negócio dos centros de dados

O grande negócio dos centros de dados

Os “looks” dos famosos na passadeira vermelha dos Globos de Ouro

Os “looks” dos famosos na passadeira vermelha dos Globos de Ouro

O truque infalível de Filipa Gomes para as castanhas assadas perfeitas

O truque infalível de Filipa Gomes para as castanhas assadas perfeitas

Camilla celebra 78.º aniversário

Camilla celebra 78.º aniversário

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Parque Marinho Luiz Saldanha: Um mar abençoado, nas palavras e imagens do multipremiado fotógrafo Luís Quinta

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

10 sinais que provam que ele não esqueceu a “ex”

10 sinais que provam que ele não esqueceu a “ex”

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Keep the coins, I want change: um mapa para a sustentabilidade empresarial em 2025

Keep the coins, I want change: um mapa para a sustentabilidade empresarial em 2025

CARAS Decoração: 10 ideias para transformar o velho em novo

CARAS Decoração: 10 ideias para transformar o velho em novo

A poesia que sai à rua em Salvador

A poesia que sai à rua em Salvador

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Parabéns, bicharada!

Parabéns, bicharada!

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

Pavilhão Julião Sarmento - Quando a arte se confunde com a vida

As mudanças físicas de Letizia Ortiz

As mudanças físicas de Letizia Ortiz

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Ainda não sabe o que oferecer no Natal? Veja a lista de 50 presentes originais até 20 euros

Ainda não sabe o que oferecer no Natal? Veja a lista de 50 presentes originais até 20 euros

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

Carregamentos na rede Mobi.E passam pela primeira vez os 700 mil num mês

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

Stella McCartney: designer distinguida na Nat Gala

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1708

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1708

A fruta comum que têm mais de 1600 elementos e que os cientistas querem ver reconhecida como

A fruta comum que têm mais de 1600 elementos e que os cientistas querem ver reconhecida como "superalimento"

Confiança na resistência. Editorial de Rui Tavares Guedes

Confiança na resistência. Editorial de Rui Tavares Guedes

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

O que os cientistas descobriram ao

O que os cientistas descobriram ao "ressuscitar" o vírus da gripe espanhola

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

O

O "look" de Letizia no reencontro com a filha em Marín

Tudo isto é cinema

Tudo isto é cinema

Na CARAS desta semana - Edição especial viagens: Os melhores destinos para umas férias de sonho em hotéis e

Na CARAS desta semana - Edição especial viagens: Os melhores destinos para umas férias de sonho em hotéis e "resorts" de Portugal

E se os refugiados do clima formos nós?

E se os refugiados do clima formos nós?

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1707

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1707

Música: 12 discos obrigatórios numa coleção de vinil

Música: 12 discos obrigatórios numa coleção de vinil

Veja já a última cena de Clara e Manel em 'Amor Maior'

Veja já a última cena de Clara e Manel em 'Amor Maior'

José Luís Peixoto na (des)conhecida Coreia do Norte

José Luís Peixoto na (des)conhecida Coreia do Norte

Emoção e consternação na última homenagem a João Lobo Antunes

Emoção e consternação na última homenagem a João Lobo Antunes

Infeções respiratórias como Covid ou a gripe podem

Infeções respiratórias como Covid ou a gripe podem "acordar" células cancerígenas adormecidas nos pulmões

"A Fazenda": Quem é quem na nova novela da TVI