
Constança Braddell, a jovem de 24 anos que lutou publicamente pelo direito de usar um medicamento para o tratamento da fibrose quística, morreu no último domingo, 11 de julho, depois de um longo período internada em estado grave. A jovem chamou a atenção em março deste ano, quando fez uma publicação no Instagram a fazer o pedido desesperado pela aprovação do Kaftrio, um medicamento que poderia salvar a sua vida e a de muitas pessoas que convivem com a doença.
“É com grande tristeza que hoje, dia 11 de julho pouco depois das 14h, a nossa querida Constança nos deixou. A Constança viveu constantemente a sua vida com um admirável positivismo e entrega. Nunca tomou nada por garantido, apreciando cada momento da sua vida como se fosse o seu último”, diz uma publicação no Instagram de Constança, escrita pela família.
No Instagram, muitos famosos decidiram prestar uma homenagem à jovem. Carolina Deslandes partilhou uma fotografia de Constança e escreveu: “Querida Constança, foste um exemplo pra todos nós. Banhaste este ano de esperança, de gratidão e de força. Fizeste da tua luta uma luta colectiva, e nunca te calaste e nunca desististe. Um abraço até ao céu. Vera, és uma irmã estrela, uma lutadora.Nunca estarás sozinha. É um dia triste”. Agir também dedicou um espaço no seu feed no Instagram para homenagear a jovem: “Sensibilizou-nos e uniu-nos a todos mostrando que, quando queremos, somos melhores. Um abraço à família e amigos. Até sempre”.
Quem também fez questão de partilhar com os seguidores uma mensagem pública sobre Constança Braddell foi Nuno Markl, que escreveu um longo texto sobre a importância da jovem na luta pelo direito dos doentes de usar o medicamento. “Grande abraço para a família da Constança Braddell nesta hora de tristeza. A Constança foi uma estrela cadente cuja breve passagem de 24 anos por este planeta não foi feita só de sofrimento mas também de heroísmo: a sua luta contra a burocracia, pelo acesso ao medicamento Kaftrio, que em muito pode melhorar a qualidade de vida de doentes com fibrose quística não foi só por ela, foi por toda a gente que, em Portugal, padece desta cruel doença. Ontem à tarde a Constança partiu mas deixou trabalho feito, com o apoio de muitos portugueses que, em Março passado, se uniram para ajudar. Foi daqueles momentos raros e preciosos de esperança em que toda a gente rema para o mesmo lado e as redes sociais mostram o que podiam ser mais vezes – esse foi o outro legado importante da Constança.”
Lourenço Ortigão foi outra figura pública que partilhou uma mensagem à família de Cponstança: “Acordei com esta triste notícia. Não conhecia pessoalmente a Constança, trocámos apenas umas mensagens, e tocou-me muito a sua força e vontade de viver. A vida não me explicou ainda como se encontra o sentido destas histórias de vida.
Um beijinho enorme, muita força para a família Braddell e amigos mais próximos e que estejas num sítio seguro e em paz. Descansa em paz Guerreira”.
Outras celebridades que também reagiram à morte de Constança de forma mais discreta foram Cristina Ferreira, João Baião, Kelly Bailey, Margarida Corceiro, Paula Lobo Antunes, Angie Costa, April Ivy, Luís Borges, entre outros.