Que Cristina Ferreira é muito popular nas redes sociais é inegável, mas terá o favoritismo chegado ao fim? A diretora de entretenimento e ficção da TVI defende que não. Num ranking divulgado pela Brinfer, plataforma de Marketing digital, sobre os portugueses influentes nas redes sociais, Cristina Ferreira saiu do segundo lugar em 2020, para o 64 º em 2021. A apresentadora publicou no Instagram uma nota, da agência que a representa, sobre a divulgação destes dados, que ganharam as manchetes da comunicação social nas últimas semanas.
A agência LUVIN’, que representa as redes sociais de Cristina Ferreira, diz que há erros na pesquisa da Brinfer relativamente a posição de Cristina no ranking. Segundo a agência, o resultado do estudo não é correto, pois a comparação que foi feita foi desigual: “Os estudos que estão na base das notícias em causa têm finalidades e objetivos diferentes na sua análise. Em novembro de 2020, o estudo elaborado pela plataforma Brinfer analisa a média de interações diárias nas redes sociais da apresentadora Cristina Ferreira. Por outro lado, a análise feita este ano, em maio de 2021, refere-se à média de interações por publicação nas redes sociais da mesma”.
Para além de afirmar que os dados divulgados não estão corretos, a agência desqualificou também os comentários de alguns especialistas que explicaram a situação a órgãos de comunicação social: “Sem fundamento real e também incorreto que, ditos especialistas em marketing digital, entendam comentar estes resultados e emitir opinião sobre os mesmos”. Um exemplo é o partner e CEO da consultora OnStrategy, Pedro Tavares, que falou à revista “TV 7 Dias” que entre Cristina Ferreira e o público “há uma quebra associada à admiração”.
A falha na pesquisa, segundo o comunicado divulgado no Instagram da Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, deve-se ao facto de que a média das suas publicações e a de outras celebridades portuguesas é diferente. Entre as personalidades que foram analisadas, a apresentadora é “a que mais publicações faz diariamente, a média comparativa com outras personalidades é obrigatoriamente diferente. A apresentadora tem uma média de 95 publicações mensais e, no mês de maio de 2021 (mês em análise do estudo de 2021), fez 107 publicações. A média geral de publicações dos influenciadores com número de seguidores semelhantes aos seus é de cerca de 14 por mês. Neste sentido, as publicações mensais de Cristina Ferreira representam um número quase 10 vezes superior, pelo que elaborar esta comparação não é adequado”.
Cristina Ferreira encerra a publicação com a legenda: “Só para que não ganhe a desonestidade”.