No passado dia 30 de setembro, José Carlos Malato surpreendeu os seguidores com uma publicação bastante pessoal. O apresentador começou por escrever, numa publicação: “Pessoal, pergunta só para quem adora um bom quiz. Com que idade fui molestado sexualmente pela primeira vez? As opções são: 4 anos, 8 anos, 10 anos“.
Em seguida, acrescentou: “Quem acertar não ganha nada porque, nessa altura, eu perdi tudo. Um abuso condiciona a vida mental para toda a vida“ Por fim, na legenda, Malato deixou uma mensagem a quem passou pelo mesmo: “Quem sofre não está sozinho. Grande empatia para quem passou pelo mesmo. Vale mais dizer do que calar. Acreditem. A dor tem de ser repartida por todos. Porque todos têm culpa. Menos nós“.
Esta sexta-feira, dia 1 de outubro, aproveitou para deixar um agradecimento nas redes:
“Um abraço de solidariedade para todos aqueles e aquelas que me enviaram mensagens de carinho partilhando a sua experiência pessoal insuportável. Uns refugiam-se no sofrimento e na dor do segredo, outros no medo e até numa culpa que não é sua. Que não pode ser sua. Tod@s, tantos, mais novos, mais velhos que continuam, vida fora, a ser sugados por esta carraça alojada na consciência! Até quando? Falei da minha experiência por mim e por tod@s. Procurei ajuda. Façam-no também. Mais cedo ou mais tarde vamos ter de nos confrontar com a nossa própria história. É uma questão de sobrevivência! Não foi fácil para mim, nem é fácil para ninguém. Sinto que apenas dei o primeiro passo nesta caminhada para uma vida mentalmente mais saudável. Oxalá consiga. Coragem e um forte abraço“.