Na noite da última terça-feira, 2 de novembro, Inês Herédia fez uma partilha forte nas redes sociais sobre o acolhimento da comunidade LGBTQIA+ dentro da Igreja Católica. A atriz, que é casada com Gabriela Sobral e mãe dos gémeos Luís e Tomás, publicou um vídeo inédito no qual canta no batizado dos filhos, junto de um texto sobre a sua relação com a religião.
“Tive uma educação católica em casa e na escola, com uma vida muito presente na igreja. Cheguei à adolescência e questionei tudo, questionei todos, afastei-me da Igreja e os meus pais nunca me impusem nada. Durante os anos de liceu só ia à missa nas principais celebrações, em família. Não porque alguém me obrigou mas porque gostava de ir com a minha família toda. Era um momento nosso, sempre fez sentido. Mas a minha espiritualidade não passou disso durante alguns anos”, escreve Inês Herédia.
A atriz explica então que voltou a se aproximar da Igreja durante os anos da licenciatura, quando passou a frequentar as missas sozinha. “Com o passar dos anos e à medida que fui percebendo e aceitando a minha homossexualidade, afastei-me proporcionalmente deste lugar onde me sinto tão bem, mas que o mundo, a sociedade e o peso da história e das instituições me continuava a dizer que eu não era assim tão bem vinda ali. Ou era, mas com condições”, continua.
“Hoje entristece-me saber que não posso ser tratada da mesma maneira que o amigo hétero que tenho ao lado”, desabafa Inês Herédia. “Sei que andam por aqui muitos católicos lgbt, na grande maioria não assumidos. E por isso resolvi vir aqui partilhar isto”, conclui a atriz. Leia o testemunho completo na galeria.