O Ministério Público recebeu há dois meses o relatório final do acidente onde Sara Carreira perdeu a vida. Desde então, não foram requeridas quaisquer outras diligências. A TvMais sabe que as duas companhias de seguros envolvidas também já concluíram as investigações

Os investigadores especialistas do NICAV (Núcleos de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação) deram a investigação por concluída e o relatório final foi assinado e entregue no Ministério Público de Santarém ainda em Setembro último. Perícias diversas, incluindo as de física e dinâmica, velocidade calculada sobre a velocidade a que cada carro seguia, centralinas, fotografias, relatórios parciais, testemunhos, relatórios médicos, reconstituições feitas, relatórios da meteorologia, condições de circulação da via, enfim, tudo o que envolveu o acidente está plasmado no relatório final da GNR. Desde então nada mais foi requerido pelos magistrados.

Ficha

Autoestrada A1, Km 61, sentido Porto-Lisboa (perto da Póvoa da Isenta). Quatro carros envolvem-se num violento acidente de onde resultam uma vítima mortal e outras três com fracturas diversas. Naquele sábado, dia 5 de Dezembro, pelas 18.35 h era já noite, chovia e a visibilidade era reduzida.

Seguros

A TvMais apurou que também as seguradoras estiveram no terreno e procederam a inúmeras perícias, cálculos, medições e entrevistas aos diversos intervenientes. A companhia de seguros Fidelidade tinha contrato para cobertura dos riscos de três dos veículos envolvidos – Evoque, Fiat e VW Passat – e a companhia Ageas segurava o Volvo V50. Para se apurar quem irá indemnizar quem, incluindo o dano-vida, com a morte de Sara Carreira, há um intrincado caminho a percorrer. O apuramento das indemnizações poderá decorrer no próprio processo-crime, através de um pedido de indemnização civil (PIC), ou num processo cível autónomo.

Teste do álcool só passadas cinco horas e meia

A TvMais sabe que só cinco horas e meia depois do acidente é que o condutor da carrinha VW Passat foi levado pela GNR ao hospital para fazer o teste de alcoolemia. Acusou uma taxa-crime. No relatório consta que mais de cinco horas depois acusou 1,35% de taxa de álcool no sangue (TAS; ver caixas). O resultado do teste do álcool (TAS) condiciona diversas decisões das seguradoras e do tribunal.

Investigação TVMAIS

É hoje sabido que tudo começa com a Volkswagen Passat que circulava na via da direita. A que velocidade circulava? Estava parada? Quem tomou conta do carro após ter sido apreendido? Porque foi feito tão tarde o teste de alcoolemia ao condutor do VW? Porque é que a inspecção pericial foi feita fora do local do acidente? Considerando as condições da via e da meteorologia, a circulação em velocidade excessiva pode ter originado o pior. A que velocidade seguia cada um dos carros envolvidos no acidente? A investigação que a TvMais fez mantém questões diversas que podem mudar a visão jurídica sobre os factos ocorridos naquele sábado de confinamento. O relatório final já entregue ao MP terá as respostas.

Hipótese

A TvMais sabe que há investigadores para quem a hipótese mais plausível é o VW Passat poder estar parado (ou quase) na via da direita. O facto, a ser dado como provado, constituiria uma contra-ordenação (de € 250 a € 1250) segundo o Código da Estrada (proibido parar ou estacionar nas autoestradas). A ser dado como provada esta hipótese, a morte de Sara terá começado numa negligência tida na via da direita da autoestrada, por quem não estava na plena posse das suas faculdades para conduzir.   

Estranhas perícias

A TvMais apurou que a inspecção e perícia à VW Passat não foi feita no local do acidente. Foi feita no dia seguinte e depois de este carro ter sido rebocado para um parque. Todas as luzes do carro funcionaram, bem como o motor. Pneus em bom estado, depósito de combustível cheio. Ambos os pré-tensores do cinto de segurança estavam esticados, o que quer dizer que ambos dispararam. Não cabe lá um homem, muito menos alguém com o porte do condutor (1,61 m de altura, com 115 kg de peso). O apoio de cabeça apareceu partido, mas o condutor do VW saiu do carro ileso e até recusou apoio médico.

O filme do acidente 

A fadista Cristina Branco entrou na autoestrada A1 em Santarém, no sentido Porto–Lisboa, ao volante de um Volvo V50 (propriedade do seu companheiro), levando consigo a filha de 10 anos. A chuva reduzia a visibilidade, mas os máximos do Volvo iluminavam toda a via da direita. Já próximo da saída para o Cartaxo (ao km 61, perto da Póvoa da Isenta) apareceu-lhe uma carrinha Volkswagen Passat na mesma via. O Volvo chocou violentamente contra a traseira da carrinha, que foi projectada a direito, mais de 40 metros. O carro de Cristina fez um peão e estancou na via central, virado ao contrário do trânsito. A faixa tem três vias. O V50 ficou com as luzes ligadas quando Cristina saiu e recolheu a filha, indo-se acoitar no separador central, convencida que estava na berma. Todo o acidente é visível nas imagens da Brisa, mas não se vislumbra o condutor da VW Passat estacionada na berma de 3,5 metros. Este condutor, cuja volumetria sugere mais de 100 quilos, deambulará de mãos na cabeça durante várias horas.

Segundo momento

Minutos depois, surge o Evoque de Sara Carreira, conduzido por Ivo Lucas. Circula a uma velocidade superior à dos carros anteriores. Sem travagem visível, o Evoque bate de frente no Volvo, levanta voo, faz uma pirueta e cai com o lado do pendura sobre o separador central da faixa de betão. O que terá provocado a morte imediata de Sara Carreira. O Evoque dá mais quatro cambalhotas e estaca 100 metros à frente, atravessado na via da esquerda.

Um Fiat e mais dez

Surge depois um Fiat Marea que evita os dois primeiros carros, raspa de leve no Evoque e vem a imobilizar-se mais à frente já em chamas. O condutor sai ileso. Passam depois dez carros ligeiros e um pesado de passageiros, todos sem tocar em qualquer dos acidentados. 

TAS – TAXA DE ÁLCOOL NO SANGUE

A presença de álcool na corrente sanguínea prejudica as capacidades psicofisiológicas e a eliminação é lenta. Em média, o fígado demora uma hora a processar cada grama de álcool. A lei obriga todos os condutores envolvidos em acidentes com feridos graves ou mortos a submeterem-se a testes de alcoolemia e psicotrópicos. O risco de acidente mortal é tanto maior quanto maior for a TAS.

Tony voltou a sorrir

Com uma dor que nunca deixará de assolar o seu coração, o “cantor dos sonhos” tem-se agarrado ao trabalho para se conseguir reerguer. No último ano, esteve dedicado à música e o seu empenho tem dado frutos que lhe voltaram a colocar um sorriso nos lábios. O seu novo trabalho discográfico, “Recomeçar”, já está disponível e reúne uma série de músicas que o artista criou juntamente com a sua equipa, com todo o carinho, para dedicar à sua princesa. Do álbum também faz parte o tema “Para Sempre”, que é a canção do genérico da novela da TVI com o mesmo nome. Nestes tempos em que se refugiou na música para amenizar o sofrimento provocado pela morte da filha, também se focou nos seus espetáculos ao vivo que regressaram e em força! O seu último concerto, na Altice Arena, a 27 de novembro, foi grandioso e inesquecível. Milhares de pessoas estiveram ao rubro ao ouvir as canções mais emblemáticas de Tony, entre elas as Fátimas Lopes (a apresentadora e a estilista), Carolina Patrocínio e Paulo Battista. O espetáculo teve início com uma bonita homenagem a Sara Carreira. Em conversa com o público presente, o cantor pediu doações para ajudar os jovens da Associação Sara Carreira. “Se há uma coisa que vos posso pedir, nem que seja 1 euro, é que doem a esta associação porque é para ajudar crianças que realmente precisam muito”, disse. No dia seguinte, Tony recorreu às redes sociais para agradecer o carinho dos fãs. “Não há palavras para descrever a noite de ontem. Muito obrigado”, escreveu.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Mono No Aware, a nova exposição da artista  visual Kruella d’Enfer

Mono No Aware, a nova exposição da artista visual Kruella d’Enfer

Recorde os melhores momentos do casamento de Kate e William no dia do 13.º aniversário

Recorde os melhores momentos do casamento de Kate e William no dia do 13.º aniversário

Vacheron Constantin traz celebrações a Lisboa

Vacheron Constantin traz celebrações a Lisboa

Os melhores sapatos para usar com calças de ganga flare

Os melhores sapatos para usar com calças de ganga flare

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Grafologia: o que a sua letra diz sobre si

Grafologia: o que a sua letra diz sobre si

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Apple tem seis meses para ‘abrir’ o iPadOS

Apple tem seis meses para ‘abrir’ o iPadOS

Sofia Arruda desvenda o nome da filha

Sofia Arruda desvenda o nome da filha

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O fantasma do caso

O fantasma do caso "Tutti-Frutti" que vai perseguir Sebastião Bugalho

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Sophie de Edimburgo visita Ucrânia e encontra-se com Olena Zelenska

Sophie de Edimburgo visita Ucrânia e encontra-se com Olena Zelenska

Cláudia Vieira junta-se a marca de

Cláudia Vieira junta-se a marca de "swimwear" para celebrar o Dia da Mãe

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

JL 1396

JL 1396

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

"Challengers", de Luca Guadagnino: Jogar ao amor num court de ténis

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Em “Cacau”: Regina revela a Cacau que é sua mãe e deixa-a em choque

Em “Cacau”: Regina revela a Cacau que é sua mãe e deixa-a em choque

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

A importância dos MBA e das pós-graduações

A importância dos MBA e das pós-graduações

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Filha de Bruno Santos, do

Filha de Bruno Santos, do "Casados à Primeira Vista", canta no "The Voice Kids"

Nova carta do The Yeatman: Ricardo Costa volta a navegar do mar ao rio (com um desvio à Bairrada)

Nova carta do The Yeatman: Ricardo Costa volta a navegar do mar ao rio (com um desvio à Bairrada)

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Atualizações suspeitas no Google Chrome? Não se deixe enganar pelo trojan Brokewell

Atualizações suspeitas no Google Chrome? Não se deixe enganar pelo trojan Brokewell

Prepare a mesa para refeições em família

Prepare a mesa para refeições em família