Rodrigo faz apelo: “Cada ser humano tem o direito de amar quem quiser.” Foi esta a mensagem que o pivot do “Jornal da Noite”, da SIC, deixou a propósito da controvérsia das braçadeiras arco-íris no Qatar. A saber, este acessório é um tributo à comunidade LGBT e está proibido pela FIFA, no Mundial 2022.
Rodrigo faz apelo
Rodrigo frisou que o que a braçadeira reflete é “um amor.” O pivot conta que, além dos “castigos” a jogadores, agora os jornalistas também são alvo no Qatar. Assim, um jornalista que estava a fazer um direto viu-se obrigado pelas autoridades a retirar a braçadeira. “Isto é significativo e grave.” Rodrigo Guedes de Carvalho acrescenta que a causa do jornalismo “é a da humanidade.”
Por fim, termina o jornal com uma reflexão. “Esta braçadeira não é uma bomba, um míssil, que possa assustar regimes, trata-se de lembrar que cada ser humano tem o direito de se apaixonar por quem quiser. E em relações adultas e consensuais tem o direito a ter relações sexuais e emocionais com quem quiser. Cada ser humano tem o direito de amar quem quiser.”
Rodrigo já habitou os portugueses a este tipo de mensagens. O tom de voz sincero e o cuidado intercalar de palavras permitem uma observação mais clara dos factos de qualquer assunto.