A Coroação de Carlos III vai ser dia 6 de maio. De acordo com um comunicado enviado pelo Palácio de Buckingham as festividades prolongam-se por três dias. Ainda assim, não existe qualquer referência à comparência, ou não, de Harry e Meghan na cerimónia.

De fato, a coroa britânica já divulgou os primeiros detalhes do programa da coroação do rei Carlos III. Nesse sentido, haverá um espetáculo de música, dança e luz. O evento contará com a participação de “ícones mundiais da música”, orquestras e um grupo coral multicultural e inclusivo.
No dia seguinte, domingo, prevê-se um “Grande Almoço da Coroação”, na rua. Já no dia 8 será feriado nacional. O intuito é o de que, nesse dia, os britânicos se envolvam em iniciativas de voluntariado e beneficiência.
Coroação de Carlos III
Primeiramente, no dia 6, Carlos e Camilla serão coroados. A cerimónia religiosa, na Abadia de Westminster, será conduzida pelo líder da igreja anglicana, o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby.
Então, este dia começa com uma procissão durante a qual Carlos III e a rainha-consorte vão percorrer as ruas de Londres. De Buckingham até à Abadia de Westminster, onde decorrerá a cerimónia de coroação.
Coroação de Carlos III
Depois da cerimónia, os reis regressam ao Palácio de Buckingham, com mais pompa. Altura para a primeira saudação dos novos reis desde a varanda de Buckingham ao povo britânico. Aqui, a restante família real estará também presente.
Posteriormente, no domingo, no Castelo de Windsor, haverá o Concerto da Coroação. Este espetáculo terá transmissão na BBC e a presença de voluntários de várias associações de solidariedado. O Coro da Coroaçã e um outro virtual “composto por cantores da Commonwealth”, cantores amadores e refugiados, trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, cantores da comunidade LGBTQ+ e intérpretes de língua gestual estarão presentes.
Coroação de Carlos III
Por fim, as festividades terminam no dia 8 com o “Big Help Out”. Nesta segunda-feira pretende-se incentivar a participação em ações de voluntariado, organizado pela The Together Coalition, os Escuteiros e o Royal Voluntary Service.
Por saber fica a questão da presença dos duques de Sussex, Harry e Meghan, nas festividades. Aliás, ainda não se conhece a lista oficial dos convidados.