Vemo-lo entrar pelas nossas casas como Nando em “Festa é Festa”, da TVI, faz inúmeras personagens em “Cá por Casa com Herman José” (RTP1), mas o ator gosta de se desafiar. A peça “Noite de Reis”, um dos textos cómicos mais famosos de William Shakespeare, é o seu mais recente desafio em teatro. Na noite em que se estreou, no Teatro da Trindade, em Lisboa, contou com o apoio dos mais próximos. Manuel Marques apoiado pela família: “É um programa que fazemos sempre”.

Para além, da namorada, Beatriz Barosa, teve na plateia a mãe, Isabel, o pai, Benedito, e a irmã, Ana Marques. “É um programa de família que fazemos sempre. São as estreias do meu irmão, o Natal e os aniversários”, revela primeiramente a apresentadora da SIC. A família é, aliás, o público do ator desde sempre. “Ainda ninguém sonhava que esta criatura seria ator e aos 3 anos já fazia espetáculos em casa e na escola. Fomos as primeiras pessoas a ser imitadas, os primeiros a aplaudir, somos uma espécie de laboratório!”, explicou a irmã mais velha. No entanto, Ana conta que o irmão não consegue imitá-la porque, diz, “ele diz que tenho poucos tiques”. No entanto, as semelhanças físicas são flagrantes. “Basta pôr uma cabeleireira que fica igual a mim, ao ponto das minhas filhas, quando eram pequenas, terem olhado para uma fotografia dele e terem chamado mamã!”, exemplifica, em seguida.
Filho de peixe sabe nadar
Os pais do ator que faz de Nando em “Festa é Festa” também estão ligados às artes. “Eu e o meu marido cantamos num coro e já cantámos no [Teatro Nacional de] Dona Maria”, afirmou Isabel Marques, que também já escreveu uma peça de teatro. As artes em casa, aliás, sempre foram muito incentivadas. “Ele era muito bom a desenho e foi para Belas-Artes, mas depois chegou a casa e disse que não era por ali, acrescentando: Tenho de ir para o teatro”, recordou Isabel, que não teve dúvidas e apoiou o filho nessa mudança. “Claro que tivemos receio, mas o que era realmente importante é que ele trabalhasse numa coisa que o fizesse feliz”, observou. Aliás, a mãe de Manuel Marques acredita que os progenitores têm de estar alerta para os gostos dos seus filhos. “Deixem-nos falar, deixem-nos escolher. Porque se eles forem para uma coisa que não gostam, mais dia menos dia, a verdade vem ao de cima!”, concluiu.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Manuel Marques apoiado pela família.