Israel acordou este sábado, 7 de Outubro, com um ataque surpresa do grupo palestino Hamas. Um ataque que envolveu operações áreas, marítimas e terrestres na Faixa de Gaza. Em território israelita estão, aliás, vários portugueses. Entre eles uma cara bem conhecida. Ou seja, Raquel Strada está retida em Israel com o marido e faz um desabafo.
“Se alguém conseguir alguma informação. Estamos em Tel Aviv”, escreveu primeiramente no Instagram. Em seguida, acrescentou: “Está tudo um bocadinho confuso! Qualquer informação ou ajuda é bem-vinda”. Raquel Strada está retida em Israel com o marido e amigos e faz, desta forma, um desabafo. Ao que foi possível apurar, a apresentadora tem estado a tentar sair do país, mas não está a conseguir um voo para sair do local.
O que está a acontecer em Israel?
Por agora vivem-se momentos de incerteza em território israelita. Isto depois de o governo ter decretado estado de alerta de guerra. Tudo aconteceu na sequência do ataque do Hamas, que terá disparado cinco mil rockets. A “Operação Tempestade Al-Aqsa” já terá causado a morte a mais de 100 pessoas e cerca de 1000 ficaram feridas. O primeiro-ministro de Israel, de resto, já avisou a população de que o país está oficialmente em guerra.
Segundo as autoridades, este é considerado o maior ataque das forças palestinianas contra Israel. Os disparos arrancaram ainda antes das 06:30, hora local, e ainda não pararam. Ainda há instantes, Henrique Cymerman, correspondente da SIC em Israel, deu conta de que as sirenes continuavam a disparar. Esta tarde, aliás, teve mesmo que se refugiar num abrigo, quando estava em direto, na SIC Notícias, e se ouviram as sirenes de alerta.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!