
Conheça a cantora Jüra e saiba como está a nascer uma nova estrela da música nacional. Foi em 2019 que fez a sua primeira canção e que começou a pensar seguir um caminho no mundo da música. Formada em dança e circo na escola Chapitô, em Lisboa, a cantora quer conciliar todas as áreas de forma a enriquecer a sua arte e as suas atuações ao vivo. Uma artista completa que promete dar muito que falar!
Joana Silva (nome verdadeiro), de 25 anos, é natural de Alcobaça e mudou-se para Lisboa para estudar na escola de circo entre 2015 e 2017. Contudo, porquê a escolha do nome Jüra? “Podem chamar-me de qualquer forma. Mas Jüra é a minha promessa, esta jura verdadeira que eu faço nas minhas canções e na minha carreira. O nome surgiu pela forma como os meus amigos me chamam, que é Juka. E Jüra é um nome que eu já usava até antes de ser cantora. E percebi que fazia sentido porque é o que eu faço a cantar: Jurar a verdade”, garante a cantora ao nosso site.
“É o que faço a cantar: Jurar a verdade”
“Diz-me”, “Milagre” (que pode ouvir nas rádios) e mais recentemente “Avidadá” são assim alguns dos seus temas já apresentados.“Estamos sempre a trabalhar, sempre a transformar a vida em música e no caminho certo. Sempre gostei de cantar e de ouvir-me. O que quero mesmo é partilhar o que eu sinto e transformar essa vida em canções. Estou fascinada com todas as possibilidades e com tudo o que vou poder fazer com tudo o que aprendi. Quero cruzar todas as artes”, conta dessa forma.
De referir ainda que todas as letras que interpreta são da sua autoria. “Inspiro-me na minha vida, nas coisas que sinto. Gosto muito de mergulhar em mim. Acho que é nas canções que me conheço melhor”, revela assim ao Holofote.

Primeiro álbum chega em 2024
Apesar da enorme paixão pelo canto e pela performance, a cantora nunca quis participar em nenhum programa de televisão que revela novos talentos. Daí que não seja uma cara conhecida de concursos. “Nunca foi o veículo que procurei. O meu caminho foi sempre através de outras áreas, porque estudei dança, circo. O sonho inicial nunca foi ser cantora. Ou seja, eu sinto que descobri isso através das outras áreas. Muito pela liberdade de expressão que aprendi no Chapitô e que o circo me deu”, afirma por fim.
Dessa forma, já há quem a reconheça na rua. “É giro sentir o amor, o calor e entusiasmo das pessoas. É bonito perceber que as coisas que me curam, neste caso as minhas canções, também podem curar os outros. Vejo isso nos olhos das pessoas que me abordam”. Por fim, o álbum de estreia de Jüra está a ser concluído e chega no próximo ano. “O álbum chega já para o ano. Na primavera de 2024. É mesmo um sonho! Tudo isto está a acontecer devagar, mas com segurança. Contudo, estou a viver tudo com intensidade e acho que tenho as pessoas certas ao meu lado. Adorei fazer este álbum. E espero que as pessoas também gostem. Está a chegar!”
Jüra à lupa!
– Anda sempre com um chupa-chupa na mala para onde quer que vá.
– Sonha atuar na Altice Arena.
– O videoclipe do tema “Milagre” foi todo gravado com um telemóvel na vertical. Tal como atualmente as pessoas vêem as outras nas stories do Instagram.
– Estudou dança desde pequena e depois foi para o Conservatório de dança.
– Estudou circo na escola Chapitô (entre 2015 e 2017), razão pela qual trocou Alcobaça por Lisboa.
– É a autora de todas as letras das suas canções.
– Vai lançar o seu primeiro álbum em 2024.
– Tem o sonho de internacionalizar a carreira.
“Inspiro-me na minha vida, nas coisas que sinto. Gosto muito de mergulhar em mim. Acho que é nas canções que me conheço melhor”
(Jüra)