
Fotos: Keld Navntoft, Kongehuset og Ritzau Scanpix ©️. Video: D. R.
Afastado o cenário de crise no casamento, Mary e Frederico X, os novos reis da Dinamarca, assumiram o trono hoje, dia 14 de janeiro, depois da abdicação da rainha Margarida, de 83 anos, e 52 deles enquanto rainha.
Com as ruas repletas de dinamarquesés, que apesar do frio não quiseram perder este momento histórico, a rainha da Dinamarca fez pela última vez um passeio pelas ruas na sua carruagem dourada enquanto chefe de Estado. À chegada ao Palácio de Christiansborg, a rainha presidiu, também pela última vez, ao Conselho de Estado, ao lado do filho mas velho, o novo rei, e do neto, Christian, o novo príncipe herdeiro.

Depois de assinada a declaração de abdicação, a rainha abandonou a sala e Frederico X, de 55 anos, tomou o seu novo lugar à cabeceira, com o filho mais velho à sua direita. Seguiu-se a proclamação do novo rei, na varanda do Palácio, na presença de Mary, a nova rainha consorte, e dos quatro filhos: o príncipe Christian, de 18 anos, a princesa Isabella, de 16, e os príncipes Josephine e Vincent, de 12, os novos reis cumprimentaram a população e foram fortemente ovacionados.
A este momento histórico não faltaram lágrimas e um beijo apaixonado entre os novos reis, enterrando de uma vez o fantasma da alegada traição do novo chefe de Estado com a mexiacana Genoveva Casanova, revelada em novembro pela revista espanhola Lecturas.
Veja os melhores momentos e assista ao vídeo da proclamação!
error on HTML5 media element
This content is currently unavailable