Margarida II abdica do trono em prol do primogénito. Os olhos estão postos na plebeia com quem o príncipe se casou há 19 anos. Uma relação que agora está envolta em polémicas! Mary Donaldson a australiana que conquistou a Dinamarca. A Europa ganha hoje novos reis.
“Deixar a responsabilidade à geração seguinte”
Aos 83 anos e com algumas limitações de saúde, a rainha Margarida (que ascendeu ao trono da Dinamarca em 1972) vai abdicar da sua posição, tendo, segundo a própria, “chegado o momento de deixar a responsabilidade à geração seguinte”. Recorde-se que tornou-se a monarca mais antiga da Europa, após a morte da britânica Isabel II, em setembro de 2022, e em julho passado tornou-se a monarca em funções há mais tempo na história da Dinamarca. O filho primogénito, de 55 anos, será proclamado com o título de rei Frederico X a 14 de janeiro. O antigo jovem rebelde, amante de festas e apaixonado por carros de alta velocidade (que é atualmente um popular príncipe), tem a seu lado a mulher, Mary Elizabeth Donaldson, com quem subiu ao altar em maio de 2004.
Mary Donaldson tornou-se assim a primeira australiana na linha de ascendência ao trono dinamarquês
E os olhares estão focados na futura rainha consorte. Recorde, em seguida, que a australiana, que cresceu na Tasmânia, e o futuro rei conheceram-se num bar em Sydney, quando este visitava o país da então consultora de marketing que conheceu durante os Jogos Olímpicos de Verão em 2000. Assim sendo, ficaram noivos em 2003 e casaram-se no ano seguinte, a 14 de maio, na Catedral de Copenhaga. Mary Donaldson, hoje com 51 anos, tornou-se assim a primeira australiana na linha de ascendência ao trono dinamarquês e uma acarinhada figura da Casa Real. Os futuros reis são atualmente pais de quatro filhos: os príncipes Christian, de 18 anos, Isabella, de 16, e os gémeos Vicente e Josephine, que celebraram 13 no dia 8 de janeiro.
Alegados casos extraconjugais não abalam
Contudo, ao longo de duas décadas, a futura rainha dinamarquesa tem conquistado o coração do povo e estado ligada a diferentes causas. Todavia, não é por acaso que o título que descreve a admiração por ela é o mesmo do filme “Doidos por Mary”! No último ano, surgem notícias que dão conta de alegados envolvimentos extraconjugais do futuro rei. O último acontece em outubro de 2023, envolvendo Frederico e a mexicana Genoveva Casanova.
Todavia, seja em eventos oficiais ou no dia a dia, Mary Elizabeth Donaldson chama à atenção e há quem compare o seu estilo com o da duquesa britânica Kate Middleton.
Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
Percorra, por fim, a galeria de imagens da monarca. Mary Donaldson a australiana que conquistou a Dinamarca. A Europa ganha hoje novos reis.