A protagonista dá vida a Vanessa, uma atriz que canta, dança e faz muitas campanhas publicitárias. Está feliz com novo desafio e voltou a cortar o cabelo, que lhe fica tão bem. Sara Matos é uma estrela do filme “O Pátio da Saudade”: “Vou dançar e cantar o fado”, diz, em primeiro lugar.
“Em relação à dança, trata-se de um estilo que nunca dancei, que é o contemporâneo“
Bastante bronzeada, descontraída, simpática e sempre com um sorriso nos lábios, Sara Matos fala com grande entusiasmo sobre as filmagens de “O Pátio da Saudade”, o novo filme de Leonel Vieira, que arrancaram há uma semana em Santa Clara, em Lisboa. “Vou dançar e cantar”, conta, primeiramente, a atriz, ela que já mostrou antes o seu talento em ambas as áreas do espectáculo. “Em relação à dança, trata-se de um estilo que nunca dancei, que é o contemporâneo. Já participei em ‘Dança com as Estrelas’ [da TVI], mas agora é diferente e estou a gostar muito”. Os dias estão a ser muito intensos, como explica: “Além de filmar a tempo inteiro, porque sou a protagonista do filme, tenho os ensaios de dança e de canto”, atira, em seguida.
Sara Matos respira entusiasmo e satisfação pelo novo desafio. “É não só uma personagem nova mas também porque gosto muito de dançar e de cantar, apesar de não ser profissional em nenhuma destas áreas. Sou atriz, mas gosto deste complemento.”
Sobre “O Pátio da Saudade”, antecipa o que o público poderá ver, quando chegar às salas de cinema em 2025. “É uma história muito gira, uma comédia, tipicamente portuguesa com muito fado à mistura.” A atriz acaba por revelar um dos segredos do filme: “Acho que já falei demais, mas, sim, vou cantar o fado”.
De volta à trama, adianta sobre a sua personagem: “A Vanessa é uma rapariga solar e divertida. Ela canta, dança e faz imensas campanhas publicitárias”. E a atriz revela um pouco mais sobre a estrela de TV que representa: “Ela tem a oportunidade de levar para o seu teatro, que ela herdou, a tradição da revista à portuguesa, e junta vários atores, que todos nós conhecemos, de gerações diferentes. Sou eu que os vou convencer a irem para o meu teatro”.
“Além de ser comédia, que junta o canto e a dança, as cenas são feitas com verdade“
Sara Matos desvenda que as cenas de “O Pátio da Saudade”, que mais tarde será adaptado a série para a RTP1, não pretendem apenas fazer rir o público. “Além de ser comédia, que junta o canto e a dança, as cenas são feitas com verdade. É bom quando estamos a olhar para uma tela gigante e ver uma cena bem feita, que nos faz rir, mas sentimos que nos tocou um bocadinho no coração e ficamos emocionados”, diz.
A estrela da SIC conseguiu gozar uns dias de férias entre o final da série internacional e o início da rodagem do filme, apresentando-se bronzeada e na forma física de sempre. O truque parece fácil: “Mesmo quando não estou com um projeto preocupo-me em manter as minhas ferramentas de trabalho, ou seja, a minha voz, o meu corpo, a minha disponibilidade e a minha saúde mental. Mantenho os bons hábitos alimentares, faço uma aula de ioga, de canto ou de dança, quando quero. Faço todas as minhas coisas, com tranquilidade”.
“Não há férias quando estou a gravar uma novela porque requer mais tempo”
Para o filme, voltou a mudar o visual e usa agora o cabelo ainda mais curto. “Este corte tem a ver com a personagem. Gosto, mas já ando com o cabelo curto há muito tempo. Passo a vida nisto. Bom, mas eu não vou falar do meu novo projeto”, solta, deixando no ar que para a nova série (plataforma de streaming), a gravar depois do filme, poderá ser um corte de cabelo radical. Em relação a gozar mais uns dias de férias, diz que vai conseguindo fazer. “Não há férias quando estou a gravar uma novela porque requer mais tempo. Eu que adoro fazer novelas. Já fiz muitas e quero voltar a fazer mais, mas de repente criou-se um momento na minha carreira e estou a pisar novos terrenos. Sinto-me muito grata por isso.”
A brilhar lá fora
A atriz chegou recentemente de Espanha, onde, durante vários meses, esteve a gravar a série “Ponto Nemo”, para a Prime Video. “Foi espectacular e venho com mais experiência”, diz ela, que andou entre cá e lá para estar com o filho, o pequeno Manel, de 2 anos, fruto da sua relação com Pedro Teixeira. “Apesar de ser uma das protagonistas, fiz sempre questão de vir ao fim de semana. Outras vezes, levei-o comigo. Tentei fazer um equilíbrio“, revela, em suma.
Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Sara Matos é uma estrela do filme “O Pátio da Saudade”: “Vou dançar e cantar o fado”.