O filme “Vermelho Monet”, que tem Duarte Gomes e Rodrigo Paganelli no elenco, é um dos pré-candidatos aos Óscares 2025. A longa-metragem do realizador Halder Gomes é uma das selecionadas pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional. O escolhido será revelado no final de setembro.
“Vermelho Monet” conta a história de Johannes Van Almeida, um pintor que decide recomeçar a vida em Lisboa. Além de Duarte Gomes, o filme conta com interpretações de Maria Fernanda Cândido, Chico Diaz, Samantha Muller, Matamba Joaquim, Gracinda Nave, entre outros, como o ator português Heitor Lourenço. Esta é uma coprodução entre Brasil e Portugal, pela Ukbar Filmes.
A longa-metragem teve estreia na 13ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. Sendo assim, foi a grande vencedora do evento, conquistando os prémios de Melhor Filme de Ficção, Melhor Realizador e Melhor Actor para o protagonista, Chico Diaz. Se o filme for escolhido, Duarte Gomes, Rodrigo Paganelli e Heitor Lourenço ficam mais perto de concorrerem pela primeira vez aos Óscares.
Anteriormente Duarte Gomes integrou um telefilme norte-americano, “Uma Pitada de Portugal”. O ator português, de 37 anos, que vimos recentemente nas telenovelas “Por Ti”, da SIC, e “Bem Me Quer”, da TVI, contracena com a atriz norte-americana Heather Hemmens, de 35. Contudo, a produção conta também com os desempenhos do português André Gago, de 59 anos, e do australiano Luke Mitchell, de 38.
“Uma Pitada de Portugal”, com chancela da produtora Hallmark (a maior do mundo na indústria de filmes românticos), promete uma deliciosa viagem gastronómica. Assim como, um desfecho imprevisível que ninguém vai mesmo querer perder, tendo como cenário alguns dos lugares mais bonitos e emblemáticos da Grande Lisboa. Desde logo, as gravações aconteceram entre fevereiro e março deste ano em locais como a Quinta Valle do Riacho, em Colares, Sintra, e por fim, o pontão da praia da Ribeira e o mercado da vila, em Cascais.