
Francisco Deslandes, pai da cantora Carolina Deslandes, esteve no programa “Goucha” nesta segunda-feira, 7 de outubro, onde deu uma rara entrevista sobre o seu passado de adição. O agora terapeuta de reabilitação falou a Manuel Luís Goucha abertamente da fase mais difícil da sua vida e como superou o problema com as drogas. Recorde-se que Francisco já falou anteriormente sobre o tema, numa entrevista à própria filha em 2023.
Vejo-me uma pessoa que no seu fundo do poço viu que já tinha perdido tudo, inclusive o amor à vida. E viu que tinha muitas razões para virar a página”, diz Fancisco, em pimeiro lugar. O pai de Carolina Deslandes começou a usar drogas por volta dos 12 anos de idade viu-se por mais de dez anos a lutar contra a adição. “A recuperação é muito mais do que o deixar de usar drogas”, assume, revelando que passou por muitas etapas até finalmente conseguir deixar o vício.
“Gostava de viver no fio da navalha”, confessa, sobre a juventude rebelde, quando começou com o consumo de canábis. “Houve um marco da minha vida que foi a morte do meu irmão. Eu tinha 17 anos na altura. Se a adição já estava cá e a personalidade aditiva estava cá, foi como um alibi para eu saltar de cabeça. E aí estive numa fase complicada”, conta. Aliás, foi nesta altura também que Francisco acabou por mudar-se e passou a andar com um novo grupo de pessoas.
“Há sempre um período de lua-de-mel com as drogas”, diz o pai de Carolina Deslandes. “A questão é que é tudo ilusório. É induzido, não é natural”, reflete. “Quando comecei a consumir substâncias percebi que havia uma série de inseguranças que ficavam camufladas”, justifica.

Relação com os filhos
“Tenho seis filhos fenomenais que me dão imenso todos os dias”, destacou Francisco, que se casou três vezes. “Os meus últimos dias de adição ativa foram de não querer mais existir como pessoa”, desabafou ainda. “Entrei em recuperação com 42 anos”, conta. “Os meus filhos sentiam-se perturbados por ver que o pai não estava bem”, afirma ainda, sobre esta altura.
Recorde-se que Carolina Deslandes revelou a adição do pai numa entrevista a Daniel Oliveira no “Alta Definição”. Sendo assim, a cantora assumiu: “O meu pai foi toxicodependente durante 20 anos”. Além disso, Carolina confessou uma infância difícil por causa do problema de Francisco. “Dava-me vergonha quando os meus amigos me diziam que o meu pai estava no jardim, ao pé do meu liceu, e que estava com os copos”.