Tinha mais de 90 mil seguidores no Instagram, mas há três meses decidiu apagar as redes sociais. Uma decisão que há largo tempo ganhava forma na cabeça de Renato Godinho e da qual não se arrepende. “Apaguei, graças a Deus. Nada arrependido, zero! Cada dia que passa mais grato me sinto por ter tomado essa decisão. Acho que o mundo já está num lugar feio e caminha para lugares ainda mais feios. Já era algo que pensava e as decisões sérias não as tomo da noite para o dia, vão-se instalando em mim até serem certezas”, afirmou o ator da novela “A Promessa” à nossa publicação. Leia mais a seguir sobre a nova vida de Renato Godinho longe das redes sociais.
E para ele os benefícios têm valido a pena: “Não perdi nada, pelo contrário, sinto que só ganhei. Aliás, tinha parcerias e uma fonte de rendimento que podia vir dali da qual abdiquei. Mas valeu a pena comparado com a paz de alma que sinto e um regressar a uma formatação psicologia pré-redes sociais. Mesmo eu sendo um utilizador moderado (que era!), inevitavelmente há uma formatação. Por exemplo, vais a passear e reparas num momento bonito e, em vez de usufruíres daquilo, o teu instinto é documentar para partilhar. E acabamos por partilhar coisas que não experienciamos, que não vivemos. Só o regressar a um lugar no meu psicológico em que isso nem faz parte da equação vale tudo”.
A gravar um novo podcast
Renato Godinho lembra ainda os cibernautas sobre o uso das redes sociais: “Mesmo que passem só 20 minutos por dia no Instagram, multipliquem por todos os dias do ano. E não é só pelo tempo do relógio, as coisas passam a ter outro ritmo para nós. Acho que chegou a uma altura em que devemos todos perceber: parou, desliga, já passámos o limite. Mais o que está para vir ainda com a inteligência artificial”.
Dedicado às gravações da novela da SIC, o ator tem adorado este desafio. “Gosto mesmo muito do Bruno. É divertido dizer aquelas barbaridades todas com a inocência de uma criança. Sinto muito carinho do público e que está atento ao meu trabalho.” Quando terminar as gravações de “A Promessa”, Renato inicia ensaios de um novo espectáculo no Teatro Aberto, cuja estreia está prevista para o início do próximo ano e contará com encenação de João Lourenço.
“Na Realidade é Ficção” era o nome do podcast da SIC que o artista conduzia. “Já estou a gravar outro que vai estrear em breve chamado ‘O Amor é a Razão’. Em cada episódio vou falar com uma pessoa [conhecida ou desconhecida do grande público] que tem na vida um amor a que se dedica com absoluta lealdade e é um lado B da sua vida”, revela o ator sobre esta nova forma de comunicar: “Gosto de sentar-me a conversar com uma pessoa e sair de lá mais rico. Descobri que isso dá-me muito gozo”.