
Na última segunda-feira, 25 de novembro, o Ministério Público anunciou que avançou com uma acusação formal contra José Castelo Branco por violência doméstica. O MP acusou o socialite ainda no início do mês, a 4 de novembro, mas decidiu tornar pública a ação apenas agora. E depois de algumas horas, José Castelo Branco partilhou nas redes sociais a sua primeira reação à acusação.
No Instagram, o marchand de arte partilhou um vídeo da própria televisão a exibir um comentário de António Leal e Silva no V+ Fama. O comentador, que é próximo do casal, fala sobre a vida de ambos em Nova Iorque e sobre os amigos de José Castelo Branco e Betty Grafstein. Na legenda, o socialite escreveu, em inglês, “Vou sobreviver. Deus é a minha testemunha. Sejam abençoados. Amor”.
Esta é a primeira reação de José Castelo Branco à acusação, que foi tornada pública pelo MP na última segunda-feira. De acordo com o comunicado do Ministério Público, “desde o início do casamento o arguido agredia física e verbalmente a vítima”. A acusação ainda detalha algumas das agressões alegadamente sofridas por Betty Grafstein. “O arguido forçava a vítima a vestir roupa que escolhia, a ser maquilhada por si e a calçar sapatos que lhe provocavam dores.” Além disso, a acusação alega que Betty foi internada “na sequência de um empurrão alegadamente desferido pelo arguido”.
No mesmo comunicado, o Ministério Público afirma que José Castelo Branco “atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, de 95 anos, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta”.