É o regresso de Joana Santos às novelas da SIC, depois de “Amor, Amor” e “Flor sem Tempo”, e vai mexer com a trama, que acaba de entrar na segunda temporada. “É a primeira vez que isto me acontece, é um bocadinho estranho, porque o comboio já está a andar e tenho de acompanhar o ritmo”, começa por dizer a atriz que veste a pele de Bianca, uma jovem com sérios problemas de adição que entra a meio da história. Joana Santos dá vida a uma toxicodependente em recuperação na novela “A Promessa”. “E a minha personagem não é propriamente a coisa mais fácil do mundo. Tive aqui algum trabalho extra também para tentar perceber quem é esta miúda”, conta.
De facto, Bianca passou vários anos agarrada às drogas, agora está grávida e a fazer tratamento com metadona para largar o vício de vez, como conta a estrela da SIC: “É uma ex-toxicodependente em recuperação. Eu tentei perceber como é que se poderia fazer esta personagem. Fui a uma clínica falar com uma médica e conversei com uma rapariga que estava lá em recuperação para entender como é que se supera”. Além de todo o trabalho de pesquisa e investigação, mora numa zona de Lisboa bastante frequentada por toxicodependentes. “Vivo ao pé da Avenida de Ceuta e aquilo é muito complicado. É uma realidade muito dura e, pronto, vou tentar retratar uma realidade muito dura”.
Para vestir a pele de Bianca em “A Promessa”, Joana Santos observou e captou momentos, jeitos e trejeitos que também a ajudaram a construir a personagem tão pesada. “É isso que eu estou a tentar trazer para esta personagem. O facto de ela já estar em tratamento ajuda a que não seja tão pesada, além de que estamos a falar de ficção.” E a estrela da SIC reforça: “É um tema pesado, mas também como se trata de uma novela, tem alguma leveza. O filho acaba por ser uma âncora de salvação, quase. Ela agarra-se ao filho para conseguir ultrapassar a dependência. Acaba por haver uma transformação dela”.
A filha de Isaura (Rita Ribeiro), a governanta dos Fontes Morais, reaparece depois de anos foragida, mas não vem sozinha e carrega um filho na barriga. Quanto ao pai da criança, a atriz revela: “Ele nunca aparece na novela, mas, ainda assim, os argumentistas fizeram questão de criar algum passado da personagem. O pai do filho da Bianca morreu com uma overdose”.