Marco Caneira, filho da cantora Ágata, de 44 anos, encontra-se detido no Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, desde setembro passado. A cantora, inconformada com a situação, prepara-se agora para recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, com o objetivo de libertar o filho ou, pelo menos, conseguir uma redução da sua pena. A informação foi publicada pela revista TvGuia, que afirma que Ágata apela ao Tribunal Europeu para tirar o filho da prisão.
Caneira foi detido pela Polícia Judiciária durante um evento motard no Algarve, após ser suspeito de importunação sexual a duas menores. Na altura, foi descoberto que Caneira tinha um mandado de detenção pendente, relativo a uma condenação de 2018 por violação agravada de uma menor de 14 anos. O crime ocorreu em 2016, durante uma festa popular nos Açores, e levou à condenação de Caneira a seis anos e meio de prisão. Agora, Ágata pretende tirar o filho da prisão ou pelo menos reduzir a sua pena ao apelar ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Apesar da gravidade da situação, Ágata tem demonstrado total apoio ao filho, visitando-o regularmente na prisão e falando com ele ao telefone. Sérgio Rossi, sobrinho da cantora, revelou que esta fase tem sido particularmente difícil para Ágata, que conta com o apoio de amigos próximos. Recorde-se que a detenção de Caneira ocorreu durante as gravações do programa “Hell’s Kitchen Famosos”, do qual Ágata participava, levando à sua desistência.
Marcia Cunha, companheira de Caneira e mãe da sua filha, também tem-se mantido presente, visitando-o frequentemente na prisão. Ágata tem mantido alguma reserva sobre o caso, afirmando que “ainda não chegou a hora de falar” publicamente sobre o assunto. No entanto, numa publicação recente nas redes sociais, a cantora expressou a sua esperança de que “a maldade, a arrogância e a mentira sejam ultrapassadas pelo bom senso, pela dignidade e verdade”.