
1. É necessário estar sempre a trocar a escova de dentes?
2. É melhor escovar os dentes após terminarmos as refeições?
3. Fazer branqueamento dentário pode sensibilizar os dentes?
4. Pastilha sem açúcar previne a cárie.
5. Uma boa escovagem dentária precisa ser demorada.
6. A higienização noturna é a mais importante?
7. É preciso usar muita pasta de dentes.
8. Muito café escurece os dentes.
9. Excesso de escovagem prejudica a dentição.
10. Elixires orais podem substituir a escovagem.
Descubra aqui as respostas
1. Verdade: O ideal é trocar a escova de três em três meses. Quando ela fica velha, as cerdas perdem a eficácia e é necessário um aumento da força na hora de lavar os dentes, o que pode prejudicar a dentição.
2. Mito: O recomendado é esperar, no mínimo, 30 minutos após a refeição. Este tempo é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas.
3. Verdade: Após o branqueamento, algumas pessoas sentem alguma sensibilidade, enquanto outras não sentem nada. Hoje, existem produtos que minimizam os efeitos indesejáveis depois deste tratamento. Branqueamentos que têm baixa concentração de peróxido (6%) raramente causam desconforto.
4. Mito: A pastilha sem açúcar não provoca cárie, mas não ajuda a preveni-la, podendo contudo reduzir a sua incidência devido a aumentar o fluxo salivar e ter um efeito redutor na concentração da placa bacteriana A prevenção é feita somente através da escovagem dentária e o uso do fio dentário.
5. Verdade: Uma boa escovagem deve demorar, no mínimo, 2 minutos a ser efetuada. Todas as superfícies dentárias devem ser escovadas de igual forma, inclusive a língua. A escovagem deve ser feita no mínimo 2 vezes ao dia, mais concretamente de manhã e à noite. Há pessoas que escovam muitas vezes ao dia, porém, da forma mais rápida. É preferível apostarmos na qualidade ao invés da quantidade das escovagens.
6. Verdade: O fluxo de saliva ajuda a limpar os dentes e a neutralizar o pH da boca. Assim, o efeito protetor da saliva praticamente desaparece, deixando os dentes bastante vulneráveis. Por isso, lavá-los antes de dormir é de extrema importância.
7. Mito: A quantidade suficiente para uma escovagem eficaz
é o equivalente ao tamanho de uma ervilha.
8. Verdade: O café possui muitos corantes. Em excesso pode manchar os dentes devido à permeabilidade do esmalte dentário. Chá-mate e preto, vinho tinto e fumo também pode causar manchas.
9. Verdade: Uma frequência exagerada da escovagem provoca, com o tempo, o desgaste do esmalte dentário e o encolhimento da gengiva. Escovar três vezes ao dia, de forma adequada, é o ideal.
10. Mito: A escovagem e o fio dentário são os métodos mais eficazes para a limpeza, os elixires são um complemento. Sem os dois primeiros, os elixires não têm utilidade.