Sou muito presa dos intestinos, só com a ajuda de medicamentos fico melhor, mas não me sinto nada bem, tenho dores de cabeça, demoro muito a adormecer e, por vezes, tenho de tomar medicamentos para dormir. Elsa Tavares, Águeda
O intestino é o nosso órgão nobre e nele concentra-se a nossa primeira linha de defesa imunitária. Para além de grande parte da nossa resposta imunitária ser atribuída à mucosa intestinal, o intestino e o microbioma intestinal têm funções endócrinas, neurológicas e de secretora de algumas substâncias.
A obstipação, diarreia ou estados inflamatórios intestinais, refletem um intestino desequilibrado. Muitas vezes não existe propriamente doença intestinal, mas há desequilíbrios de várias ordens que comprometem toda a nossa saúde.
É importante regular a função intestinal, mas mais importante é tentar perceber as causas, que podem ser diversas. Alimentação inapropriada para o seu sistema digestivo, Ph estomacal, disbiose (alteração do microbioma intestinal), alteração da permeabilidade intestinal, SIBO (proliferação indesejada de bactérias no intestino delgado), parasitoses, candidíase, entre outras. Isto para lhe dizer que, se o intestino não funciona, é importante identificar e resolver a causa, de forma a poder melhorar a sua saúde num todo, inclusivamente o sono.