O pasteleiro explica como fazer fios de ovos para decorar ou adoçar bolos de Natal. Marco Costa garante que a receita é simples e, melhor ainda, deliciosa
Gosta de fios de ovos? Então fique com a receita de Marco Costa. O pasteleiro ensina a fazer uma receita simples e que promete fazer as delícias de toda a família.
Para adoçar ou para decorar qualquer doce de Natal, esta receita pode ser feita com toda a família a participar.
Afinal, exige algum trabalho e em equipa tudo é mais rápido e o resultado final ainda melhor.
Mas, vamos aos ingredientes: 20 gemas, 1 ovo inteiro, 1kg de açúcar e 550ml de água.
O pasteleiro aconselha que se utilize ovos de galinhas criadas ao ar livre. isto porque, galinhas livres são mais saudáveis, logo os ovos também.
Preparação dos fios de ovos
Assim, com todos os ingredientes na bancada de cozinha, segue-se a preparação.
Diz Marco Costa que é preciso “desclarar os ovos e nas gemas juntar o ovo inteiro”. E continua: “Agora tem de passar as gemas por um passador, assim as gemas ficam lisas e suaves. Reserve”.
Depois, “junte o açúcar e a água e leve ao lume num tacho em lume médio até levantar fervura. Coloque as gemas batidas dentro do funil, já posicionado em cima do tacho. Vá fazendo as gemas em quantidades pequenas de cada vez”.
Explica o pasteleiro que só quando a calda começar a “espumar” é que está pronta para se colocar as gemas.
Continuando: “Com o coador chinês, deixe os fios de gema caírem na calda para fazer fios de ovos longos mantenha o movimento constante e circular. Não ponha demasiado senão não vão cozer bem. Deixe cozer uns 15/20 segundos (dependendo de quantos fios de ovos tem a cozer, quantos mais fios mais tempo demora a cozer)”.
Por fim, “com uma escumadeira, retire os fios de ovos e passe em água fria (gelada de preferência)”. “Depois meta os fios num escorredor para secarem. Deixe os fios de ovos arrefecerem completamente, depois com as mãos separe os fios para ter uns fios de ovos soltinhos”.
Simples não?! Quer dizer, pode ser simples, mas tem os seus segredos.