Famosos como Cristina Ferreira ou Deborah Secco afirmaram fazer jejum intermitente, potenciando ainda mais o conhecimento e a visibilidade desta tendência de nutrição. É uma prática em que se define um intervalo de tempo destinado à abstinência alimentar ou ingestão de alimentos sem valor energético, intercalando depois com períodos de ingestão energética normal ou sem limites, adotada para reduzir o peso corporal, mas que deve ser indicada e acompanhada por profissionais. Saiba se fazer jejum intermitente é para si?
Por outro lado, apesar de conseguir perder peso, reverter doenças e melhorar a sua saúde, há alguns contras nesta “dieta” que deverá ter em conta. Com a ajuda do médico, perceba se esta é, de facto, a opção certa para si!
Dicas para maximizar os benefícios
• Mantenha-se hidratada. Beba muita água e bebidas sem calorias ao longo do dia. Café e chá são permitidos, mas sem adicionar açúcar.
• Planeie muitas distrações nos dias de jejum para evitar pensar em comida e manter-se ocupada.
• Descanse e relaxe. Evite atividades muito extenuantes nos dias de jejum. Exercícios leves como o ioga podem ser benéficos.
• Depois do jejum, escolha alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes. Estes ajudam a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue e a prevenir deficiências nutricionais.
Prós…
O jejum intermitente tem sido estudado em todo o mundo e a conclusão é de que apresenta benefícios para a proteção de doenças e a perda de gordura. Ao reduzir a ingestão de calorias, o jejum intermitente pode causar perda de peso, desde que não se “compense” comendo muito mais durante os períodos de alimentação. Para obter os melhores resultados, é essencial ter uma dieta saudável e equilibrada nos dias ou horas sem jejum.
Equilíbrio é a palavra que deve estar sempre presente no processo. Cuide-se, com a moderação em vista e com o acompanhamento do profissional de saúde, SEMPRE!
Como fazer
No jejum intermitente não é especificado que alimentos que podem ser ingeridos mas, sim, quando se deve comer. Nesta abordagem para fins de perda de peso, a pessoa não come durante várias horas a cada dia ou semana. São várias as possibilidades, mas a ideia geral para todas as versões é comer normalmente alguns dias da semana e reduzir drasticamente as calorias em outros dias ou altura do dia.
Estas são algumas das abordagens ao jejum intermitente:
Dias alternados – durante um dia faz-se uma dieta normal e, no dia seguinte, jejua-se completamente ou faz-se uma pequena refeição.
Jejum 5:2 – opta-se por fazer uma dieta normal 5 dias por semana e jejua-se nos outros 2.
Diário com restrição de tempo (16/8) – pode comer normalmente, mas apenas dentro de uma janela de 8 horas por dia. É o mais popular, uma vez que é considerado o mais simples de seguir.
Estudos científicos mais recentes validaram a eficácia do jejum na perda de peso e comprovaram benefícios para a saúde: desde a reversão da diabetes tipo 2 ao reforço da função cognitiva e ao aumento da longevidade.
Embora seja controversa, por causa das longas horas de restrições, nutricionistas de todo o mundo garantem que esta é uma prática eficaz e segura
…Contras
Tal como outras práticas alimentares cujo objetivo é a perda de peso, o jejum intermitente pode não estar adequado a todas as pessoas. Por exemplo, pessoas com diabetes ou distúrbios alimentares, grávidas ou mulheres que estão a amamentar ou a tentar engravidar não deverão estar longos períodos sem ingerir calorias.
Além disso, quando mal planeado, o jejum intermitente pode resultar numa perigosa privação de nutrientes que, a médio prazo, pode significar vários problemas de saúde. Assim, é fundamental consultar um médico antes de seguir com este plano.
Curiosidade
Contudo, o jejum de ordem espiritual ou religiosa corresponde a uma prática de jejum por motivos religiosos. O mais conhecido será o Ramadão, em que, durante 40 dias, no nono mês do calendário islâmico, se faz jejum do nascer ao pôr do sol.
Percorra, por fim, a galeria de imagens. Saiba se fazer jejum intermitente é para si?