A atriz que dá vida a ‘Leonor Valente’, na novela “Flor Sem Tempo” (SIC), acabou de ler a obra ‘Uma paixão simples’ de Annie Ernaux e recorre às redes sociais para sugestões da próxima leitura. Assim, questiona os internautas sobre o que andam a ler.
Depois de recomendar a leitura deste livro da escritora francesa, Maria João Bastos escreve: “Pronta para o próximo, sugestões aceitam-se!! Que andam a ler por aí?”.
A reação dos seguidores é imediata e. diga-me, há boas sugestões. Algumas dentro da mesma linha desta obra de Ernaux, que foi Prémio Nobel da Literatura 2022, outras nem por isso.
Livro premiado e adaptado ao cinema
Mas vejamos o que sugerem os fãs à atriz. Há quem recomende ‘O Rouxinol’, de Kristian Hannah; ‘Dor fantasma’, de Rafael Gallo; ‘Prosa’, de Eugénio de Andrade; ‘Terra Americana’, de Jeanine Cummins; ‘As Vinhas da Ira’, de John Steinbeck, ou ‘Apneia’, de Tânia Ganho.
Ou seja, com tantas e boas sugestões, Maria João Bastos tem muito por onde escolher. Aliás, há uma das internautas que sugere um dos livros que também é muito falado por ali. Ora leia-se: “Acabei ontem o ‘Para lá do inverno’ de Isabel Allende, interessante por ser atual e uma descrição intensa de sentimentos face às situações de vida. Uma escrita muito madura da autora”.
Portanto, há quem sugira e até faça crítica literária. Agora, a escolha é da atriz.
Ainda assim, vale destacar que a obra que Maria João Bastos acabou de ler não é uma obra recente. Foi lançado em 1991 e adaptado ao cinema em 2020. O livro aborda o tema, aparentemente trivial que é a paixão entre uma mulher independente e um homem casado, mais jovem. Ou seja, já se vê que esta ‘paixão simples’ é algo que extasia, mas também rebaixa, que é de felicidade, mas também de solidão.
De acordo com a crítica, esta obra de Annie Ernaux surpreendeu o panorama literário francês, quebrando os estereótipos do romance sentimental.