O seu fiel amigo deve estar sempre fresco e resguardado nos dias quentes. Os efeitos que o sol e o tempo seco podem ter, bem como o risco de insolação, são altos e podem criar graves problemas. Saiba como proteger o seu cão do calor.

Quando chegam os dias mais quentes, qual a melhor maneira de fazê-lo sentir-se bem?
Nesta fase do ano temperatura pode ser realmente alta. Os canídeos não possuem glândulas sudoríparas como nós (têm apenas algumas nas “almofadinhas” das patas). Enquanto a superfície corporal de um ser humano arrefece devido à sudação, a única maneira que os cães possuem para regular a temperatura corporal é através do aumento da frequência respiratória e, por isso, nos dias quentes, reparamos que estão mais ofegantes.
Dicas importantes:
Em primeiro lugar, se tiver o pelo longo, apare-o ou tosquie-o, de forma a arejar a superfície corporal.
Em seguida, leve-o a passear nas alturas mais frescas do dia (de manhã e ao final do dia), até porque, em dias muito quentes, a temperatura do asfalto atinge facilmente os 50ºC, o que pode causar queimaduras nas patas do cão.
Contudo, nunca o deixe dentro do carro, mesmo com a janela semi-aberta! O interior do veículo pode atingir temperaturas muito altas, provocando, no animal, um golpe de calor e, com isso, falência orgânica e morte!
Tenha sempre água fresca à disposição. O seu consumo aumenta sempre nos dias de calor. Poderá até colocar pedras de gelo; a maior parte dos animais gosta.
Por fim, se o seu animal se encontra maioritariamente no exterior, forneça-lhe sombras adequadas.
Assine a nossa NEWSLETTER gratuita
Seja o primeiro a saber o que está a DAR QUE FALAR!
Agora que já conhece estas dicas preciosas e que vão ajudar o seu animal de estimação, saiba como proteger o seu cão do calor. Siga todos os conselhos.