
Na tarde desta quinta-feira, 8 de setembro, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado a informar que a saúde da rainha Isabel II inspira cuidados especiais. “Depois de uma avaliação esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela continue sob supervisão médica”, diz o texto breve, que informa ainda que a monarca “permanece confortável e em Balmoral”. O comunicado foi lido em direto na BBC. Veja no vídeo abaixo.
Logo começaram a surgir notícias na imprensa britânica de que membros da família real estavam a viajar para o castelo na Escócia. Foi o caso do príncipe André e dos condes de Wessex, que se juntaram ao príncipe Carlos, Camilla, o príncipe William e a princesa Anne, que já se encontram em Balmoral. Um porta-voz de Harry e Meghan revelou que o casal também vai viajar para a Escócia.
Segundo especialistas ouvidos pela Sky News, o facto de haver um comunicado oficial sobre o estado de saúde da rainha é preocupante. Recorde-se que Isabel II tem estado ausente de muitos compromissos oficiais nos últimos tempos devido à sua saúde. Em maio, devido a “problemas de mobilidade episódicos”, a rainha perdeu pela primeira vez em 59 anos a sessão de abertura do Parlamento. Isabel II também não participou de muitas das comemorações do seu Jubileu de Platina e esta semana, pela primeira vez, nomeou a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, diretamente de Balmoral, e não do Palácio de Buckingham, por ter sido aconselhada pelos médicos a não viajar.