
O soberano britânico enviou uma mensagem gravada que foi transmitida durante a cerimónia anual “Royal Maundy Day“, mas foi a rainha consorte que representou a monarquia sozinha. Já este domingo, 31 de março, o soberano deverá comparecer na missa da Páscoa
Foi Camila que, na quinta-feira, 28 de março, representou a realeza na Catedral de Worcester. O evento que serve para entregar moedas especiais – as chamadas “Maundy Money” – a pessoas que se tenham destacado pelo seu trabalho comunitário.
Aliás, foi no trabalho destes voluntários que se focou o discurso gravado de Carlos de Inglaterra. “Exemplos maravilhosos de tamanha bondade; de ir muito além do chamado do dever e de dar tanto das suas vidas ao serviço dos outros nas suas comunidades”, disse o rei no discurso transmitido, conforme pode confirmar no áudio em baixo.
Rainha representou monarquia
Portanto, Carlos III foi substituído pela rainha Camila, que entregou moedas a 75 homens e a 75 mulheres – número correspondente à idade do monarca.
Mas o que se sabe deste evento? Trata-se de uma cerimónia histórica. A saber: este evento é um dos mais antigos da família real britânica, tendo como origem o reinado do rei John, no século XIII.
Aliás, até ao século XVII, no reinado de James II, os monarcas tinham por costume lavar os pés dos mais pobres, simbolizando Jesus a lavar os pés dos apóstolos na Última Ceia. Contudo, atualmente limitam-se a oferecer bolsas com moedas a quem ajuda a igreja e a comunidade local.
Este ano, a rainha Camila entregou moedas de cinco libras com a imagem do dragão Tudor, bem como uma que assinala o 200º aniversário da The Royal National Lifeboat Institution. E ainda moedas de prata Maundy especialmente cunhadas.
Entretanto, e de acordo com o que tem sido divulgado pela Imprensa especializada, Carlos III deverá marcar presença hoje, no culto de Páscoa.
De lembrar que Carlos III procura resguardar-se em virtude de se encontrar em tratamentos para vencer o cancro no pâncreas.
Ao monarca juntar-se-á a mulher, Camila. Também deverão comparecer outros membros da família real.
Contudo, nesta cerimónia, que terá lugar em Windsor, não deverão estar presentes os príncipes de Gales, William e Kate, e os três filhos.