
Jovem corta o cabelo, abandona as suas roupas brancas e começa a trabalhar numa casa de jogo ilegal
Ao descobrir que a avó mentiu em relação a muitas coisas da sua vida, Aurora fica dececionada e decide sair de casa. Jacinta ainda tenta impedi-la mas Santinha olha para a avó, pega numa tesoura e determinada corta a trança que toda a vida usou como sinal de que está disposta a mudar de vida. Jacinta fica em choque e vê a neta sair de casa arrasada. Aurora segue a sua caminhada, sozinha, e prende-se a olhar para um grupo de jovens, que se divertem nas esplanadas e dos bares e cafés. Tentando ambientar-se, despe o seu casaco de malha e atira-o ao chão, seguindo novamente a sua caminhada. Atrás de si, surge Zacarias! Sorri, ao ver a Santinha naquele estado. Pega no casaco que Aurora acabara de largar, e volta a segui-la à distância. Aurora, volta a parar ao ver algo que lhe chama a atenção, e vê uma mulher ser escorraçada para fora de uma casa de jogo clandestina, por dois homens. A jovem acaba por entrar no bar e ajuda um dos jogadores a apostar no número vencedor. O homem ganha dinheiro e oferece algum à jovem. Aurora acaba por dormir na casa de jogo e, no dia seguinte, o dono do estabelecimento diz-lhe que pode continuar a dormir lá, caso aceite trabalhar para ele. Aurora fica hesitante, mas acaba por aceitar trabalhar na casa de jogo. No dia seguinte trava amizade com Alice, começa a usar outras roupas e surge uma nova Santinha.
Helena é apedrejada
Ao ver um grupo de devotos, que se juntam em frente da casa de Aurora, Helena começa a chamá-los de idiotas por acreditarem na santinha e na sua avó. Os devotos ficam indignados, mas Helena continua a falar para eles e incentiva-os a expulsarem Aurora e Jacinta da aldeia. Uma devota acaba por pegar numa pedra e lança-a a Helena, que se consegue desviar. Os devotos vão em direção a Helena, que começa a correr à frente deles.
Jacinta é desmascarada
Helena conta a Aurora que ela não é santa nenhuma mas uma fraude, inventada pela avó e que nunca curou ninguém, pois a suposta água benta que dava aos seus devotos era apenas uma mistura de medicamentos criada pela avó que foi enfermeira em Coimbra. Ao ouvir isto a Santa pressiona a avó para que a deixe entrar na sala onde esconde os medicamentos. Ao ver todo aquele aparato Santinha, a chorar, acusa a avó de a ter engano a vida inteira.
Violante e Armando fazem amor
Ao ver Violante trocar um beijo com Daniel, Armando fica irritado. Os dois trocam acusações. Violante segue para o seu quarto, mas Armando não dá a conversa por terminada e vai atrás dela. Já no quarto, Armando segura o braço de Violante, fazendo-a focar de frente para ele, muito próximos. O desejo que se sente entre ambos torna-se incontrolável e Armando acaba por beijar Violante que lhe corresponde da mesma forma. Não conseguem parar de se beijarem e acabam por cair na cama, sedentos de paixão.
Daniel e Violante anunciam casamento
Cada um em sua casa, Daniel e Violante contam às respetivas famílias que se vão casar. Todos são apanhados de surpresa e ficam chocados com a notícia, principalmente Graça e Armando.
Sebastião apanha a Evangelina semi nua
Sob ordens da mãe Sebastião procura por Evangelina na casa das Muleta Negra, para que juntos tratem de tudo acerca das Cavalhadas. O rapaz sobe as escadas em direção aos quartos. Sebastião grita por Evangelina. A amiga de Hortense, ouve a voz de Sebastião e responde-lhe. Ao entrar no quarto, Sebastião encontra Evangelina seminua e fecha os olhos de imediato, para não ver nada.
Eugénia encanta-se por Armando
Depois de ter tido uma noite de amor com Violante, Armando fica dececionado ao perceber que ela continua a querer casar com Daniel. Mais tarde dá de caras com Eugénia e convida-a para sair. A ex-mulher de Daniel aceita o convite e os dois acabam por se beijarem.
Não perca!
Sara apanha um maço de tabaco na mochila de Dora e repreende-a.