
A espanhola descobre onde está a rival, procura-a e dispara um tiro pronta a livrara-se da Santinha de uma vez por todas
Depois de fazer uma tatuagem, Aurora, mostra a sua amiga Alice, o desenho que fez no ombro. A Santinha confessa que já não se reconhece. A amiga diz-lhe que isso é bom, significa liberdade e a mudança. Aurora acaba por sorrir e as duas, encaminham-se para a casa de jogo clandestina. Entretanto e do outro lado da rua, Helena, anda de um lado para o outro, na rua, sempre atenta à porta da casa de jogo, onde Aurora trabalha. A espanhola descobriu através do detetive que contratou onde se escondia a rival e está disposta a livrara-se dela de uma vez por todas. De súbito, para ao ver Aurora e Alice. A vilã tira um revólver da sua mala e aponta-o a Aurora. André, o dono da casa de jogo, aparece entretanto, mas Helena continua de arma apontada a Aurora até que, prime o gatilho mas não consegue atingir a jovem. Mais tarde Helena está novamente à porta da casa de jogo, onde Aurora está a trabalhar. A vilã, vê Aurora sair e aponta-lhe o seu revólver. Carregada de ódio, Helena, promete a si própria que desta vez, Aurora não vai escapar e prepara-se para disparar…
Gonçalo rejeita casar com helena
Os Monforte são obrigados a sair da sua casa pois não pagaram o que deviam a Violante. Helena combina encontrar-se com Gonçalo e oferece-se para os ajudar. Porém a espanhola diz que em troca, o ex-namorado terá de se casar com ela. Gonçalo está incrédulo com a proposta de Helena e rejeita. Ela fica amargurada.
Evangelina vai para a cama com Sebastião
Hortense prepara uma mesa muito requintada para receber a amiga Evangelina e pede a Sebastião que a ajuda a amiga a voltar a viver lá em casa. Porém a meio da refeição, a viúva branca tem de se ausentar e o rapaz fica sozinho com a amiga da mãe. Constrangidos, acabam por jantar só os dois, acabam por beber um pouco demais e dançam juntos. Sebastião, aproxima-se de Evangelina e beija-a, entram no quarto do rapaz e sempre agarrados caem na cama apaixonados e fazem amor.
Graça descobre que é mãe de Violante
Os Monforte, arrumam as suas coisas e preparam-se para abandonar a sua casa. Gonçalo e Eugénia já estão pronto, António e Hortense, juntam-se à família para os apoiar neste momento difícil. Tocam à campainha, e Gonçalo vai ver quem é. Abre a porta e dá de caras com Violante, que entra na sala e encara os Monforte. Violante, quer vê-los a saírem de casa com os seus próprios olhos. Graça, surge de súbito na sala, dirige-se a Violante e aponta-lhe uma arma. o pânico é geral, mas António coloca-se à frente de Violante para impedir a mãe de cometer uma loucura e revela o segredo de Brígida: Violante e Eugénia foram trocadas à nascença. Todos ficam incrédulos.
António é assassinado
Ao sair de casa, Zé Tavares vê algo que o deixa em pânico. Muito aflito, começa a chamar pela polícia. Renato, ouve os gritos do vizinho e vai ter com ele. Há já vários populares à volta de um corpo, estendido no chão e com uma faca espetada na zona do abdómen. Maria Polícia aparece no local, fura por entre a multidão e depara-se com o corpo do padre António, sem vida. Pouco tempo depois, Gonçalo sai de casa do avô e nem consegue acreditar no que está a ver. O jovem médico, agarra-se ao avô sem conseguir parar de chorar.
Armando desconfia de Maria Polícia
Em conversa com Ângelo, vem à cabeça de Armando, a ideia de que, Maria Polícia, pode ser a responsável pelas mortes que se tem sucedido na aldeia. Armando acha que essa, pode ser a explicação para Maria Polícia, ainda não ter descoberto nada sobre o assassino.
Dora ameaça Sara
Depois de estacionar o seu carro, Celso, vê Sara, caminhar na sua direção. O médico parece enfeitiçado pois Sara está mais arranjada que o habitual. Os dois prendem-se a conversar por instantes, até que são surpreendidos por Dora. Depois de ficar sozinha coma mãe e em tom ameaçador, a jovem diz à mãe que, caso não deixe de ver Celso, ela deixa de a considerar sua mãe.
Não perca!
Depois de saber que António morreu, Graça perde os sentidos e desmaia.