Os 10 finalistas de “Ídolos” voltaram a encantar em palco. A gala do concurso da SIC dedicada à musica do século XXI começou com o aparecimento da irreverente Lurdinhas e com a atuação conjunta dos concorrentes com o tema “Umbrella”, de Rihanna (veja o vídeo em baixo).
Inês Herédia foi a primeira concorrente a subir ao palco, com o tema “Domino”, de Jessie J. João Seilá foi o candidato que se seguiu com “Seven Nation Army”, dos The White Stripes. Catarina Almada interpretou o único tema em português da noite, “O Amor é Mágico”, dos Expensive Soul e Margarida Carriço escolheu “Last Nite”, dos The Strokes. Mariana Domingues mostrou mais ritmo com “Mama Do”, de Pixie Lot e Diogo Piçarra revelou um lado mais roqueiro com “Sex On Fire”, dos Kings of Leon. André Cruz cantou “Forget You”, de Cee Lo Green, e Teresa Queirós interpretou “You Give Me Something”, de James Morrison. André Abrante e Mónica Mendes fecharam as atuaçãos em competição. O jovem da Ericeira escolheu “Drops of Jupiter”, dos Train, e a concorrente de Cascais cantou “Put Your Records On”, de Corinne Bailey Rae.
Os Amor Elctro foram os convidados especias da noite, e interpretaram o tema “Rosa Sangue”.
No final, Cláudia Vieira e João Manzarra revelaram a votação do público. André Abrantes foi o concorrente menos votado, o que fez com que tivesse de abandonar a competição.