A 5ª Gala de “Ídolos” foi dedicada à Sétima Arte. Os sete concorrentes do talent show da SIC foram desafiados a escolher as músicas retiradas de bandas sonoras de filmes que apreciam e tentaram convencer o público a votar na sua permanência no programa. Para abrir a gala, os concorrentes juntaram-se em palco para cantar “Agulha e Dedal”, “Aldeia da Roupa Branca” e “Cantigas da Rua”.
João Seilá abriu o palco com uma interpretação do tema “Hero”, dos Nickelbak, do filme “Homem-Aranha”. Mariana Domingues foi a concorrente que se seguiu com “Roxanne”, de Sting,, do filme “Moulin rouge”. André Cruz escolheu “(Everything I Do) I Do It For You”, de Bryan Adams, do filme “Robin Hood” e Margarida Marques cantou “I Don’t Wanna Miss a Thing”, dos Aerosmith, do filme “Armageddon”.Inês Herédia optou por “Can You Feel The Love Tonight”, de Elton John, do filme “Rei Leão” e Diogo Piçarra foi elogiado pela sua interpretação de “Creep”, dos Radiohead, do filme “A Rede Social”. Teresa Queirós divertiu com “Walking On Sunshone”, de Katrina & The Waves, do filme “Olha Quem Fala”.
José Cid foi o convidado especial da noite, e tocou um medley com alguns dos seus sucessos musicais.
No final, Cláudia Vieira e João Manzarra revelaram a votação do público. João Seilá foi o concorrente menos votada, mas os jurados decidiram salvá-lo, medida que apenas podem tomar uma vez por edição.