
A RTP admitiu um erro cometido durante a primeira semifinal do Festival da Canção na “transcrição dos pontos de televoto” e as consequências já se fizeram sentir. Se, por um lado, esta alteração apura a música “Sem Medo”, interpretada por Rui David e composta por Jorge Palma e, por outro lado, expulsa “Eu te amo”, interpretada por Beatriz Pessoa e composta pela brasileira Mallu Magalhães.
Em comunicado de imprensa, aquela estação televisiva fez saber que “no decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos”.
No mesmo comunicado pode ainda ler-se que a RTP lamenta “este infeliz incidente da sua inteira responsabilidade”, acrescentando que “apresentou de imediato um pedido de desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos. Este mesmo pedido de desculpas é igualmente dirigido aos telespectadores da RTP”.