
A primeira grande reportagem de Sofia Pinto Coelho promete reacender a polémica sobre o preconceito racial e oexcesso da atuação policial em Portugal no relato de nove casos , em que se destaca Ruca. “Um trabalhador e estudante de Direito. Durante o dia ia para o trabalho e à noite para as aula”, conta a jornalista à TvMais.
Ruca tinha uma vida normal até ao dia em que se esqueceu das chaves de casa e …. “O Ruca tinha ido a uma festa dafaculdade e regressou a casa às sete da manhã e tocou à tocou à campainha de um vizinho, que achou que ele era umassaltante e chamou a polícia. O jovem foi espancado por sete agente no hall da entrada do prédio”
Segundo a jornalista da SIC, a família de Ruca justificou que o jovem vivia naquele prémio, só que isso não impediu que omesmo fosse levado para a esquadra e tivesse ficado detido. Ainda que o agredidido tivesse apresentado queixa, amesma acabou por ser arquiva, já que a família dizia uma coisa e a polícia outra. “Apenas um dos polícia corraborou com a versão da família, só que esse agente veio a ser alvo d eum processp disciplinar e teve oito meses sem receber salário”.