A poucos dias do grande final, as revelações continuam ao rubro na trama da TVI. E, tal como a Telenovelas lhe contou em primeira mão, foi mesmo Gonçalo quem tirou a vida a Marina. Agora, revelamos as imagens desse momento fatal. Tudo aconteceu quando Marina e Gonçalo estão a viajar para mais um fim de semana romântico. Em plena estrada, uma moto com Sebastião e Joaquim interpelam-os, quase provocando um acidente. O empresário consegue impedir o despiste e os dois vilões obrigam-nos a deixar a viatura.
Joaquim chama o marido de Raquel de Almeida e obriga-o a dar-lhes o dinheiro, fazendo com que este perceba que foi Vicente quem o denunciou. Enquanto isto, Sebastião agarra em Marina e tenta violá-la. Joaquim reconhece o rosto da professora, culpando-a pela morte do irmão. Entretanto, Gonçalo consegue escapar-se e vai salvar a amada, quando vê que Sebastião já está a tirar as calças para violar Marina. Num ato de coragem, rouba a arma de Joaquim e dispara sob o casal. Para sua surpresa, os dois malvados conseguem fugir e percebe que atingiu Marina.
Num último suspiro, ela diz-lhe que está grávida, pede-lhe que tome conta dos filhos e que nunca os deixe descobrir a verdade. Ao colo do amado, morre. Gonçalo chora, destroçado, decidindo matar-se por não querer viver sem a amante. Ainda aponta a arma à cabeça, mas esta está sem balas. O empresário leva Marina para junto de uma macieira, beija-a uma última vez, dizendo-lhe que ela foi o grande amor da sua vida e afasta-se com um sorriso tranquilo, como se já não estivesse vivo. Chora enquanto conduz e tenta provocar um acidente para se matar. Em vão. E está assim desfeito o grande mistério de “Amar Depois de Amar”.