A aproximar-se da reta final, a trama da TVI ainda tem várias surpresas para os seus espectadores. E está quase a chegar o momento em que Mateus vai ser apanhado pela polícia. Vítima de si próprio, pois cortou-se com uma faca, o vilão é encontrado inconsciente por Isabela. Em pânico, ela chora e tenta estancar o sangue do braço. A jovem não desiste de o reanimar e ele finalmente abre os olhos, ficando emocionado com a explosão de amor dela. Para lavar as manchas de sangue, ela sai para comprar lixívia. Pouco depois, Machado cruza-se com uma senhora que sabe onde o casal está e vai atrás dela. Entra no local de arma em punho e não vê ninguém, reparando apenas nas manchas de sangue no chão. É quando dá de caras com Mateus adormecido e sorri, vitorioso. Ao ver o inspetor, o malvado entra em pânico por não ter forma de escapar. Enquanto isto, a porta da rua abre-se, mas não se vê ninguém. O namorado de Maria prende o vilão, avisa que viu o sangue na cozinha e pergunta se matou Isabela, como fez com as suas outras vítimas. Ainda tenta fazer uma chamada para pedir reforços, só que fica sem bateria. Esperança e a afilhada de Elvira chegam. Machado consegue deter a rapariga, mas leva um golpe na cabeça e cai no chão, inanimado.
Volta a matar
O inspetor é levado para uma valeta em estado grave. Foi Fonseca, que se aliou ao irmão de Lucas, quem traiu o colega e o deixou ali. No casebre, assustado, Mateus diz a Isabela que chegou o momento de desaparecerem. Antes, porém, o vilão explica que chegou o momento de dizerem adeus a Esperança. Sem a mulher ver, vai despedir-se dela e, para não deixar suspeitas, asfixia-a até à morte.
Mais tarde, os dois apaixonados chegam a Lisboa, a um hostel para onde se vão mudar provisoriamente. Isabela mostra-se arrependida do que aconteceu e tem receio de serem apanhados, mas o marido tranquiliza-a. Para a deixar descansada, aproxima-se dela e beija-a, garantindo que vão ter um final feliz. Contudo, ela não esquece o que acabou de acontecer e sai.