No “BB2020” Hélder foi um dos participantes mais polémicos. Com uma piada homofóbica logo nos primeiros dias do jogo e pela atitude machista contra várias concorrentes, Hélder chegou a ser punido pelo “Big Brother” pelos comportamentos. E nesta nova edição de “Duplo Impacto”, é ele o protagonista de mais um momento inadequado.
É que o concorrente fez uma saudação nazista ao líder da casa, Gonçalo Quinaz e a Helena Isabel. Os dois colegas, ao perceberem o tom de brincadeira de Hélder, tentaram alertá-lo: “Baixa o braço. Não faças isso, que é péssimo!” Hélder então sentiu-se desafiado: “Tens receio?” e, além de levantar o braço, fez o passo característico do regime autoritário dos anos 1940.
Helena Isabel ainda disse: “Isso não se faz!”, mas Hélder não pareceu se importar: “Ah, não se faz?”, ao que a ex-concorrente continuou: “Isso foi a pior pessoa que entrou na nossa história”. Hélder respondeu: “Mas faz parte da história… Infelizmente faz parte da história”. O concorrente recusou-se a deixar de fazer a saudação nazista, mesmo com os apelos dos colegas.
Mais tarde, Hélder voltou a repetir o gesto. Na sala a dançar, o concorrente parou de fazer os passos de dança para caminhar no estilo nazi. “Já te avisei em relação a isso, mano. Não brinques com isso, é grave”, alertou Quinaz, mas Hélder voltou a rir-se da situação e respondeu: “Não é grave nada, faz parte da história”. “Já te avisei duas vezes sobre isto, faz o que tu quiseres”, respondeu Quinaz, visivelmente incomodado.
Na quarta-feira, dia 27 de janeiro, a TVI comunicou que as atitudes de Hélder serão penalizadas. A punição será conhecida nesta quinta-feira.
“No Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, Hélder replicou uma conhecida saudação Nazi depois de já o ter feito anteriormente e ter sido avisado por Quinaz e Helena quanto à gravidade do seu comportamento. O concorrente de Santa Maria da Feira parece não ter entendido a gravidade da situação e repetiu vários gestos inaceitáveis alusivos a esse marco tão negativo da história.“