Foi uma amiga quem o inscreveu em “Quem Quer Namorar com o Agricultor?”, da SIC, e o objetivo estava bem traçado: ajudar Tiago Belo a ter finalmente uma bonita história de amor. Até porque, no que ao romance diz respeito, o agricultor nunca teve muita sorte. “Escolhia mal e, às vezes, o tempo não dava para estar com elas ou acabavam por ir trabalhar para o estrangeiro”, conta em conversa com Júlia Pinheiro. Mas chegou a ter um namoro sério. Durou apenas quatro meses, mas foi marcante. “A rapariga foi para os Açores trabalhar e abandonou-me do pé para a mão. Fiquei um bocado amachucado, até porque ela para mim era tudo”, recorda com tristeza, prosseguindo: “Foi uma grande desilusão. Abandonou-me de um dia para o outro. Tinha expectativa de constituir família e ter a quinta, mas não deu certo. É como diz o outro, há muito mais mulheres no mundo, tem de aparecer alguma”, afiança, bem-disposto e já refeito da tristeza, até porque faz questão de explicar que “esta jovem já passou à história”.
Não é só a nível amoroso que a vida de Tiago não corre bem. Mesmo vivendo desafogado financeiramente, chegou a ter uma empresa de construção. Abriu-a em 2007, pouco depois da morte do progenitor. “Estava preparado, já andava com isso na cabeça. Tive-a durante três anos. O primeiro e o segundo foram impecáveis, mas depois começou a sair dinheiro para um lado e para o outro”, lembra. “Quando se atingiu um montante de 86 mil euros, eu disse ‘para estar a encravar mais, mais vale estar quieto’ e fechei a empresa”, prossegue.
Continuou com a parte agrícola e a tomar conta do negócio da família, mas pouco depois viu-se obrigado a emigrar para França. Esteve por lá durante quatro meses, mas deu-se mal e sentiu-se mesmo escravizado. “Não gostava do clima, e dizia que não estava ali para ser escravo. Era tipo escravo lá. Fui para lá fazer uma coisa e fiquei a fazer outra. Disse que não estava para isso, para estar a perder dinheiro, mais valia estar em casa, ao menos sempre vou fazendo alguma coisa”, confidencia. E acabou por regressar para Vale de Pousadas, onde ainda hoje vive. Será que o reality show da SIC irá mudar a vida de Tiago Belo, cujo maior sonho é casar-se e ter uma mão-cheia de filhos? Aos 38 anos, ele tem esperança de que isso lhe aconteça!