Quando começou “Festa é Festa”, Pedro Alves adotou novas rotinas. Habituado a comer bem, o ator, que completou 47 anos a 29 de janeiro, escolheu um estilo de vida mais regrado. “Até emagreci a fazer a novela!”, diz, satisfeito. Desde abril de 2021, o início das gravações da trama da TVI, perdeu 12 quilos. Bifes e saladas fazem parte da dieta, mas também começou a fazer “caminhadas rápidas porque não corro”, diz com graça.Mas a história de Roberto Pereira não o fez só perder peso. Além de ser a sua estreia no formato, o ator que vive no norte do País mudou a sua vida a vários níveis. Decorar vinte cenas para gravar diariamente é algo novo, pois, nos últimos 20 anos, especializou-se sobretudo na comédia e no improviso na dupla cómica que faz com João Paulo Rodrigues, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. “Tive mesmo de meter na cabeça que tinha de decorar o texto, foquei-me e depois comecei a sentir-me confortável a fazer isto. Tive sempre o apoio dos meus colegas”, garante. A verdade é que Bino, o hilariante presidente da junta de Bela Vida, é um fenómeno de popularidade. E tem fãs de todas as idades. “Até os miúdos, que era uma coisa que não estava à espera”, afirma.Apesar de todas as mudanças, Pedro Alves reserva os fins de semana para voltar ao Norte e estar com família, a mulher e os dois filhos, que, garante, lidam bem com a sua ausência. “Já estão habituados!”
“O correto seria o Bino voltar para a mulher”
Ainda com alguns meses de gravação pela frente, Pedro Alves não sabe como o autor vai resolver o triângulo amoroso entre a sua personagem, a mulher, Florinda (Ana Brito e Cunha), e a amante, Betinha (Ana Marta Contente). Mas avança uma hipótese. “Eticamente, o mais correto seria o Bino voltar para a mulher! Mas aquilo que se passa com o Bino é muito normal que possa acontecer na vida real”, observa. Desfechos à parte, o ator elogia as duas atrizes com quem contracena. “Têm sido fantásticas. Esta cena dos beijos na boca é tudo novo. Tive uma sorte imensa. Adoro-as. E sinceramente acho que quer a Florinda quer a Betinha são inseparáveis do Bino!”
Fã de Dânia Neto!
Durante a entrevista a Pedro Alves, Pedro Teixeira, o Tomé da novela, confidenciou que as caminhadas do colega e amigo não são apenas para manter a forma. O ator, fã de Dânia Neto, quer conhecer a atriz que também costuma fazer corrida na mesma zona que ele. “Ele anda à procura da Dânia”, disse Teixeira, divertido. Pedro Alves justificou: “Quero tirar uma fotografia com ela!”
Ele correu pelo pódio!
Os jipes e motos que hoje fazem parte do dia a dia de Pedro Alves são também o seu “lado B”. O ator começou por ser piloto de motos de enduro, passou pelos carros clássicos e pelos jipes todo-o-terreno. A competição fazia parte do seu dia a dia até 2018, altura em se reformou. “Nunca cheguei a ser campeão, mas fui vice-campeão”, conta. Em paralelo, criou a Monstter, uma empresa especializada em carroçaria que prepara jipes para a Proteção Civil e outras empresas mas também adapta veículos para competição ou passeios. “Para aquela malta que gosta de passar duas, três semanas no meio do mato, montamos nos carros tendas e duches.” Há dez anos que tem a empresa e a mulher é o seu braço-direito.