
A voz denuncia que Filomena Cautela está por perto, mas a apresentadora da RTP1 parece invisível até começar a sair de uma gigante geleira, que é nem mais nem menos do que o cenário de um dos jogos de “Eu Faço Tudo por Amor”, a aposta da estação pública para o verão. “É muito divertido, tem música e concorrentes extraordinários. É uma explosão de alegria e divertimento”, conta a nova anfitriã dos domingos à noite, em substituição de “The Voice Gerações”, que termina a 14 de agosto.
Já com os pés no chão, mas dentro de uns sapatos prateados de salto alto (de “20 centímetros” como disse, em jeito de brincadeira, ao público durante a gravação de uma das primeiras emissões), Filomena Cautela mostra-se ainda mais elétrica. “Este programa é a maior maluquice que já fiz e a maior maluquice que as pessoas vão ver na TV”, afirma, revelando ainda que os prémios são aliciantes: “Cruzeiros, motas, várias experiências e alguns prémios surpresa”. Em segredo estão também os nomes das figuras públicas que vão participar no último dos oito programas. “Terminamos com casais famosos e será muito especial”, promete a apresentadora, sublinhando que a condução deste concurso não é tão fácil como parece: “Os protagonistas deste programa têm grandes histórias e o grande desafio é conseguir tentar tirar o melhor de cada um dos concorrentes. Que não estejam nervosos mas, sim, descontraídos, e se divirtam”.
Competição feroz
Em cada emissão participam quatro pares, com idades que podem ir dos 18 aos 50 anos, de várias raças e género. “Os casais são as grandes estrelas do programa. Conseguimos pessoas muito divertidas, de várias idades e que estão dispostas a fazer tudo, mas mesmo tudo, por amor. Eles vêm jogar e ganhar prémios… O que se pode querer mais num programa como este?!”, salienta Filomena Cautela. Jogos como “Banho gelado”, “Doçura nas alturas” e, entre outros, “Conta conjunta” vão cativar o público pela diversão. Quem o garante é a anfitriã de “Eu Faço Tudo Por Amor”: “São muito engraçados. O programa é uma espécie de ‘Jogos sem Fronteiras’ [que esteve no ar na RTP1 entre 1979 e 1998] só que com um concerto pelo meio, porque temos uma banda ao vivo, e também convidados musicais, sendo que Aurea é a primeira”. Entre os temas que servem de banda sonora aos jogos destacam-se sucessos como “Paixão” dos Heróis do Mar, “Coração de Melão” de Melão, “Dou-te um Doce” de Lena d’Água ou “Comunhão de Bens” de Ágata, mas agora pelas vozes dos cantores Catarina Clau e Diogo Leite.