Começaram mal, mas a paixão nasceu à primeira vista. Contudo, o facto de ser namorada do seu irmão tem afastado Xavi e Sandra. Com o aproximar da data do casamento, a cantora está cada vez mais reticente em subir ao altar. É então que decide ir ao centro de jardinagem para conversar com o futuro cunhado.
Mal vê uma cliente a sair, a filha de Linda entra e o rapaz, mal a vê, faz-se de ocupado para não olhar para ela. “Eu sei que se passa qualquer coisa, foi o quê? Ele ter-te convidado para padrinho?”, pergunta. “Já pensaste que, se calhar, toda esta história do casamento andou muito rápido? Devias ter pensado melhor?Vocês nunca viveram juntos, é arriscado. Sabes o que dizem: que só conheces realmente alguém, depois de viverem debaixo do mesmo teto…”, alega Xavi, quando a amada lhe pede que o olhe nos olhos. Ele acede. “Isto tem alguma coisa a ver com aquele nosso beijo? É que se tem… Eu queria mesmo saber o que é que te passa pela cabeça, porque me sinto perdida no meio disto tudo… E confio em ti, acho que é a única coisa que sei, que…”, atira Sandra, mas ele não a deixa continuar, faz-lhe uma festinha no rosto e puxa-a para si, beijando-a. Agarram-se cada vez mais e começam a despir, fazendo amor ali mesmo.
Horas depois, ele declara-se: “Adoro-te, sabias?”. Acabam a tentar conversar… ao mesmo tempo. “Fala tu primeiro”, sugere a cantora, mas acabam por ser interrompidos por alguém a bater à porta. São Augusto e Márcio. Sandra ajeita o cabelo e a roupa, Xavi beija-lhe os cabelos e vai abrir a porta. “Porque é que trancaste? Tinhas medo que algum ladrão entrasse?”, pergunta o irmão de Dina, ficando surpreendido ao encontrar a tia de Mel. Ela cumprimenta-os e sai, tentando ao máximo disfarçar.
Casamento em risco
À tarde, em casa, Zé Pedro está a contemplar o fato de casamento, quando a noiva entra, de lágrimas nos olhos e lhe diz que precisam de falar. “Não sou capaz de ir para a frente com este casamento”, atira, deixando-o em choque. “Não me peças para explicar, é… complicado”, continua ela. “Respira fundo, Sandra, ok? O que estás a sentir neste momento é natural. Estás em pânico e há muitas noivas que ficam assim na véspera do casamento”, atira o cantor, ficando mais desconfiado da sua hesitação e acabando por tentar reverter o jogo. “Talvez não esteja. Talvez tenhas um motivo qualquer para fazeres isto… mas eu dou-te vários para não fazeres. Fomos feitos um para o outro, somos mais do que um casal, somos uma equipa. Temos um projeto de vida, o que é mais do que a maioria dos casais pode dizer. Tu és linda, a mulher mais bonita que já vi e não consigo imaginar-me sem ti. Não vou descansar enquanto não te fizer a mulher mais feliz deste mundo. A nossa vida vai ser um sonho, a vida que todos querem ter! Não podes virar costas a isso, não podemos”, afiança. A neta de Lurdes olha-o, sem saber o que dizer, e ele beija-a. “Vais ser a noiva mais maravilhosa de sempre”, elogia. Sandra perde a coragem de acabar com tudo.
Enquanto isto, no centro de jardinagem, Xavi desabafa com Renato sobre o que está a sentir. “Sou uma merda de pessoa. Nem consigo olhar para a minha cara no espelho”, afirma, explicando o que se está a passar: “Isto do casamento do meu irmão com a Sandra… Está tudo errado e eu sou um fraco…”. “Há coisas que não se controlam. E tu não fizeste nada de errado, não foste para a cama com a noiva do teu irmão nem nada disso… Só gostas dela”, reitera o cantor, acabando por perceber que, afinal, já se envolveram. “Sempre protegi o meu irmão, sempre fui como um pai para ele… O que eu lhe fiz é… imperdoável…”, lastima-se o jardineiro, cada vez mais triste. E nega estar arrependido. “Pode acontecer muita coisa daqui para a frente, mas eu vou ter este momento para sempre. Não consigo arrepender-me”.
“Não posso partir o coração ao meu irmão”
A conversa termina e chega Sandra, que está devastada. “Amanhã é o meu casamento… E hoje fui com a Mel buscar o vestido, as alianças esabes como é que me senti o tempo todo? Imaginas como foi? A fingir estar no momento, a fingir que estava feliz, quando já não tenho certezas de nada?”, desabafa. “Eu não estive melhor, com a diferença de que não tentei ficar feliz. Sei que é impossível…”, afirma ele, de lágrimas nos olhos. Acaba por puxá-la para si. “Saí daqui para acabar com tudo, mas o teu irmão, ele… Eu perdi a coragem”, admite a cantora. Xavi fica surpreendido ao perceber que a amada ia terminar o noivado por sua casa. “O pior é que não me arrependo nem por um segundo. Foi a coisa mais verdadeira que já tive…”, insiste ela. Acabam por se beijar, mas afastam-se logo de seguida, culpados. “O Zé Pedro é como um filho, tomei conta dele desde que os nossos pais morreram e sei como ele parece todo durão, mas bem lá no fundo é frágil… Íamos magoá-lo muito”, afiança o jardineiro. “E aquilo que sentes, não importa? Ou não sentes nada, o que aconteceu nãosignificou nada?”, questiona a filha de Romeu. “Não digas isso, significou tudo, Sandra. Não tens noção do que sinto por ti, desdeo primeiro segundo, do que sinto de cada vez que entras aqui, de cada vez que tevejo e ter de pôr tudo para dentro, tem-me enlouquecido…”, riposta o amado. “E eu sinto-me segura contigo, como nunca me senti com ninguém, fazes-me sentir a pessoa mais importante do mundo, mesmo quando me sinto a mais pequena… O que vamos fazer?”, pergunta Sandra. “Eu não posso ser aquele que vai partir o coração ao irmão”, nega Xavi, emocionado. “Mas está tudo bem se partires o meu”, lamenta a jovem. Ele põe a sua mão no coração dela negando com a cabeça. “Com o teu irmão eu faço uma lista das coisas que temos em comum, contigo simplesmente sei.Diz-me para não casar e eu não caso. Diz-me para ficar contigo e eu fico”, pede ela. Mas o rapaz fecha os olhos e nada diz. “Acho que já respondeste a tudo…”, frisa a rapariga, limpando as lágrimas e saindo.