Na manhã desta sexta-feira, 9 de setembro, Daniel Oliveira esteve no programa “Casa Feliz” para comentar a morte de um dos agricultores participantes de “Quem Quer Namorar com o Agricultor?”. A nova temporada do reality show apresentado por Andreia Rodrigues estreia no domingo, 11 de setembro. Ao longo da semana foram 5 os agricultores anunciados, entretanto tornou-se público na última quinta-feira, dia 8, que havia mais um participante, o agricultor José Coutinho, de 67 anos, que morreu de um ataque cardíaco de forma súbita.
Em conversa com João Baião e Diana Chaves, Daniel Oliveira começou por dizer: “É um choque para todos. Antes de mais endereçar à família as nossas condolências, à filha, à irmã, à sobrinha…”. O diretor de programas da SIC destacou que José Coutinho era um dos participantes mais queridos pela equipa de produção: “Cria-se quase uma ideia de família que aqui foi muito abalada por ser tão súbito. Ficamos todos em choque quando soubemos. Sobretudo porque este senhor, o senhor José, tornou-se uma especie de avô de todos os agricultes, de toda a equipa. É alguém com muita empatia.”
O agricultor, de 67 anos, estava viúvo há 18 anos e, segundo Daniel Oliveira, “continuava a acreditar no amor”. Entretanto, depois de participar do início das gravações, José Coutinho morreu de um ataque cardíaco. “Fomos todos apanhados de surpresa, foi muito súbito”, disse o diretor de programas, que afirma que o problema de saúde do agricultor tem origem genética.
Homenagem no dia da estreia
Daniel Oliveira revelou ainda que as imagens gravadas com o agricultor serão exibidas, com autorização da família. “Falámos com a família de perceber qual era a opinião deles. As gravações da quinta dele tinham terminado. Temos tudo gravado com ele. Mas falámos com a família no sentido de poder homenageá-lo e mostrar este exemplo, de alguém que com esta idade acreditar que cada dia é válido. Homenagear este homem, mostrar ao país quem ele é.”
Foram ainda exibidos trechos da entrevista feita à irmã e à sobrinha do agricultor. Paula Coutinho, irmã de José, disse que autorizou o uso das imagens porque o agricultor queria muito que o público assistisse ao programa. “Ele estava tão alegre. Estava ansioso que começasse. Para toda a gente ver. Ele queria que toda a gente visse.” Paula ainda revelou que José já tinha convidado os familiares e amigos para assistirem à estreia todos juntos: “No dia que começar vamos todos lá em casa, vamos fazer um lanche, e vamos por aqui uma mesa, com um ecrã, para vermos aqui“, terá dito o agricultor.
Catarina Coutinho, a sobrinha de José, também mostrou-se feliz por saber que as imagens do agricultor serão exibidas no programa da SIC: “Acho que é uma memória que fica dele muito bonita. E são imagens que acho que as pessoas vão gostar.” A entrevista completa com Paula e Catarina será exibida na próxima segunda-feira, 12 de setembro, no programa “Júlia”.