Agora que já sabe que Matias é seu pai, Renata tem usado o idoso para conseguir aquilo que mais deseja: vingar-se de todos os que lhe fazem mal. Sem saber, o viúvo vai-se deixando levar pela conversa da filha. E, em “Por Ti”, Renata tenta mesmo matar Matias.
Numa tarde, conversam na sala enquanto tomam chá. Ela logo inicia o seu plano. “Fez chá? Eu tinha pedido café”, solta, mentindo. Matias fica baralhado: “Ia jurar que me tinhas pedido um chá. Mas eu faço um café num instante”, propõe. Mas ela recusa e pede-lhe para ir à casa de banho.

Enquanto o pai a serve, a vilã vai até à cozinha e liga dois bicos do fogão. O seu objetivo é provocar uma fuga de gás e, desta forma, matá-lo. De volta à sala, anuncia: “Deixei a melhor notícia para o fim: encontrei os terrenos perfeitos para a cooperativa na futura aldeia. Gostava muito que fosse comigo vê-los”, propõe. Na verdade, quer apenas ficar bonita na fotografia, mas Matias aceita e ela acaba por mudar de ideias e insiste: “Venha lá, gostava mesmo de fazer esta visita consigo… Pode ser o primeiro programa de muitos…”. E ele sai na sua companhia.
Mia impede tragédia
Horas depois, Mia vai à casa do ex-namorado para falar com ele e dá de caras com Alice, a sua nova namorada. Discutem e começa a cheirar-lhes a gás. Vão até à cozinha e é a nova paixão de Afonso quem a impede de ligar a luz e, desta forma, provocar uma explosão. “É mesmo o fogão. É melhor sairmos daqui. Não faz bem respirar isto. Vou abrir as janelas de casa”, afirma.

O engenheiro acaba por regressar a casa e já não encontra a ex, mas Alice conta-lhe o que sucedeu. Entretanto também Matias aparece. “Quase acontecia uma tragédia esta manhã. Cheguei um bocadinho mais tarde e a casa tresandava a gás. O senhor tem de ter mais cuidado. Estavam dois bicos abertos…”, repreende a rapariga. “Eu estive na cozinha a fazer um chá para a Renata, aliás ela queria café… mas eu baralhei-me, algo que tem vindo a acontecido… Servi-a na sala. Raios… parece que estou a ficar fraco das ideias. Eu ia jurar que tinha desligado o fogão”, justifica o idoso, deixando o neto desconfiado: “A Renata veio aqui à cozinha?”, pergunta.
Contudo, o avô fica enervado: “ Onde é que queres chegar? A Renata não me quer matar… Isso não faz sentido! Então ela abria o gás e insistia comigo para sairmos os dois de casa para irmos ver os terrenos da cooperativa?”, questiona, reiterando: “Ela queria a minha opinião, a minha companhia. A Renata não é esse monstro que vocês insistem em fazer dela. O gás ficou ligado? A culpa foi minha. Vou ter mais atenção a partir de agora!”. A verdade é que o plano de Renata está apenas a começar.
Veja as imagens do momento em que Renata tenta matar Matias na nossa galeria e e saiba tudo sobre a novela “Por Ti” aqui