Por esta é que ninguém esperava. Vanda, Carmo e João vão arranjar forma de incriminar outra pessoa pela morte do pai de Guilherme. E o escolhido é… o jovem ucraniano. Por isso, em “Sangue Oculto”, Vasyl é preso pela morte de Alberto. E tudo acontece depois de pedir Elsa em noivado.
Nelson está a trabalhar ao computador quando recebe um e-mail que diz que encontraram o culpado da morte de Alberto. O irmão de Mário abre as imagens e fica chocado com o que vê. Enquanto isto, Carmo acaba de saber que o seu plano deu certo e Vasyl vai ser acusado da morte do pai de Guilherme. Em seguida, pergunta a Vanda se ela não vai ficar com problemas de consciência e a vilã responde que não. Ela admite finalmente o afilhado do marido é útil para alguma coisa. João parece aliviado, mas Carmo diz que ainda não têm os seus problemas todos resolvidos, já que Carolina mentiu em relação a tê-la visto em Ibiza.
No Parque de Campismo, todos celebram o noivado de Elsa e Vasyl. De repente batem à porta e Remédios abre-a. Nelson entra, muito tenso, e todos o mandam calar para não interromper o momento. Porém, o rapaz diz que vai ter que levar o afilhado de Olavo. Ninguém percebe o que se passa e o pj explica que ele está preso pela morte de Alberto.
Elsa, Olavo, Teresa, Remédios, Almeno e Tojó discutem com Nelson, defendendo Vasyl. O rapaz nega ter matado Alberto ou ter estado, sequer, no local do crime, mas o filho de Sílvia garante que há imagens de vigilância. Acrescenta ainda saber que ele e Alberto tiveram uma grande discussão. Vasyl mantém a sua versão e toda a gente o defende. Sem hipótese, Nelson é obrigado a detê-lo.
Atacado no Parque de Campismo
No exterior do Parque de Campismo, Nelson leva Vasyl, que ainda vem de mão dada com Elsa e leva o anel de noivado na outra. O ucraniano dá o anel de noivado à amada que, inicialmente, não quer aceitar. Todos protestam contra o facto de Nelson estar a algemar Vasyl e Lídia sai, a tempo de ver a detenção, não conseguindo evitar ficar agradada. A mulher de Tojó finge apoiar a filha, mas Elsa abraça-se a Tojó, a chorar. Olavo ameaça processar a polícia e Teresa pede-lhe calma, dizendo que Vasyl vai ultrapassar isto.
Na esquadra, Nelson e Samuel interrogam Vasyl, que continua a negar ter assassinado Alberto. Olavo interrompe o interrogatório e diz que não podem falar com ele sem a presença do advogado. Emocionado, abraça o afilhado, que diz não entender como é que aparece naquelas imagens se nunca esteve no carro de João. Por fim, mesmo tenso, o marido de Vanda reitera ao afilhado que o advogado vai ajuda-lo.
Veja as imagens do momento em que Vasyl é preso pela morte de Alberto na nossa galeria e saiba tudo sobre a novela “Sangue Oculto” aqui